Pela primeira vez na sua história, os Estados Unidos utilizaram, em modo de combate, a bomba GBU-43 Massive Ordnance Air Blast (MOAB), um gigantesco projétil desenhado para destruir complexos de grutas e túneis subterrâneos.
De acordo com o britânico The Guardian, trata-se de uma munição desenhada para destruir alvos subterrâneos. A enorme bomba é lançada dos aviões da Força Aérea e detona antes de atingir o solo, causando um enorme raio de explosão.
Às 19h00 locais (15h30 em Lisboa), a bomba foi lançada de um avião MC-130, operado pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, de acordo com o porta-voz do Pentágono, Adam Stump.
A CNN afirma que os militares ainda estão a avaliar os danos provocados. O general John Nicholson, comandante das forças americanas no Afeganistão, terá assinado a ordem para efetuar o lançamento.
De acordo com o The Guardian, o General John W. Nicholson, explicou em comunicado que esta bomba serve para reduzir os obstáculos encontrados para combater o Estado Islâmico.
"À medida que as perdas dos Estado Islâmico aumentam, utilizam bunkers e túneis para engrossar a sua defesa. Esta é a munição certa para reduzir esses obstáculos e manter o ímpeto de nossa ofensiva contra eles", disse Nicholson.
Referiu ainda que foram tomadas "todas as precauções para evitar vítimas civis", sem que, no entanto, tivesse mencionado o impacto desta ofensiva nos civis afegãos.
Os militares alegam que o uso da bomba GBU-43 / B foi para "minimizar o risco" quer para as forças afegãs, quer para as forças norte-americanas que combatem Estado Islâmico em Achin.
Esta é a primeira vez que este tipo de bomba é utilizado num campo de batalha, de acordo com os funcionários dos EUA. Esta munição foi desenvolvida durante a Guerra do Iraque, em 2003.
Esta tarde, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, revelou que a "administração Trump leva de forma muito séria o combate contra o Estado Islâmico". Escusou, no entanto, a acrescentar mais pormenores relativamente à informação já avançada pelo Pentágono.
Um tweet da WPEC, canal de informação norte-americano da Flórida, dá conta do momento do lançamento da bomba.
Poderá ver um vídeo de um teste realizado a 11 de março de 2003, com este tipo de bomba, que pesa mais de 10 toneladas, tem nove metros de altura e mais um metro de diâmetro.
Donald Trump durante a sua campanha eleitoral frisou várias vezes que tinha intenções de travar os avanços do Estado Islâmico. Numa dessas vezes, assegurou que ia "rebentar com tudo" num pouco convencional "would bomb the shit out of ‘em!".
Comentários