Em declarações à agência Lusa, Carlos Lopes, vereador com o pelouro do Proteção Civil, frisou que a frente de incêndio da zona de São Frutuoso, localidade situada junto à EN 17 e rio Ceira, estava a lavrar “com mais intensidade” e onde era “mais complicado chegar com meios terrestres”, devido aos acessos difíceis ou praticamente inexistentes nas íngremes encostas daquela área.

Num ponto de situação feito cerca das 10:00 de hoje, o vereador da Câmara de Coimbra notou que os meios aéreos começaram a operar ao início da manhã, no apoio aos mais de 500 operacionais no terreno, e que as chamas se mantêm em zona florestal de eucalipto e pinheiro, sem ameaçarem diretamente povoações.

O autarca explicou que o incêndio “mantêm-se só no território do concelho de Coimbra”, observando, no entanto, que a zona de São Frutuoso é “historicamente” uma zona “complicada”, ficando na transição com o município vizinho de Vila Nova de Poiares, onde a orografia do terreno “é também muito complexa”.

“E estamos a evitar a todo o custo que isso possa acontecer”, enfatizou Carlos Lopes.

A segunda frente, em Palheiros, freguesia de Torres do Mondego — onde o incêndio começou pelas 15h19 de quinta-feira — “está mais estabilizada”, tendo as autoridades, durante a noite, conseguido chegar à linha de fogo com o auxílio de máquinas de rasto.

Durante a noite e madrugada de hoje, a humidade relativa, que chegou aos 70% entre as 3h00 e as 5h00, “também ajudou a acalmar um bocadinho as chamas”, indicou o vereador.

Carlos Lopes admitiu que as previsões meteorológicas para as próximas horas possam ser um aliado dos operacionais no terreno, já que “a partir das cinco da tarde [17h00] poderá surgir alguma pluviosidade, o que era importantíssimo para consolidarmos esta estabilização dos incêndios e entramos numa fase de rescaldo”, notou.

De acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 10h40 de hoje combatiam as chamas em Coimbra um total de 540 operacionais, apoiados por 169 viaturas e nove meios aéreos.