O ranking '30 under 30' europeu compromete-se a escolher 30 jovens promissores para 12 áreas diferentes da sociedade.

Em 2018, Portugal está representado com quatro nomes em quatro categorias distintas. Entre as estrelas ascendentes estão Francisco Rodrigues dos Santos, presidente da Juventude Popular, o bailarino Marcelino Sambé, e as empreendedoras Filipa Neto e Lara Vidreiro, fundadoras da Chic by Choice.

Francisco Rodrigues dos Santos é distinguido na categoria "Direito e Política" pelo seu papel desde que chegou à liderança da JP, em especial por ter ajudado ao crescimento da juventude partidária afeta ao CDS, que duplicou o número de militantes desde que o centrista assumiu a liderança da juventude.

Sobre Marcelino Sambé, habitualmente citado como um dos melhores bailarinos do mundo, é repescado todo o seu currículo que inclui o curso na Royal Ballet Upper School, e o seu imenso repertório que contrasta com a sua idade. Sambé tem apenas 23 anos. O bailarino aparece em duas categorias: "Arte e Cultura" e "Celebridades".

A Chic by Choice, a startup que junta os nomes de Filipa Neto e Lara Vidreiro à lista de português, é uma empresa de aluguer de vestidos de luxos e que já opera em mais de 15 mercados europeus. A Forbes destaca o facto de terem conseguido angariar dois milhões de euros em financiamento. As duas portuguesas aparecem distinguidas na categoria "Retalho e Comércio Digital".

Esta edição do ranking '30 under 30' conta com 34 país europeus representados pelos menos em uma das 12 categorias, que vão do entretenimento à política. Esta é a terceira presença de Portugal na lista depois de em 2017 estar representado por Miguel Santo Amaro, Mariano Kostelec e Ben Grech, fundadores da Uniplaces, e Bruno Figueiredo, o responsável científico da Graphenest. Em 2016 a representação lusa na lista tinha um único nome, o de Marco Barbosa, o fundador da eSolidar.