"São seguramente várias dezenas as casas que arderam, muitas delas habitações permanentes, outras segundas habitações e outras que estavam em bom estado, mas devolutas. Arderam também muitos barracões, várias unidades comerciais, em particular stands de automóveis e oficinas, mas também quatro unidades na zona industrial de Tondela", informou.

De acordo com o autarca, das quatro unidades situadas na zona industrial da Adiça, duas delas sofreram danos profundos e de forma irrecuperável, enquanto as outras ficaram afetadas em algumas áreas.

"São impactos muito fortes também no emprego e na atividade económica do concelho", acrescentou.

O concelho de Tondela acordou com uma densidade de fumo, em especial na cidade, o que fez com que todas as escolas permanecessem encerradas durante o dia de hoje.

"Como não temos noção de como o dia vai evoluir, vamos ver se as condições meteorológicas ajudam para podermos ter a situação controlada com brevidade. Se não ajudarem, poderemos ter um dia muito crítico", considerou.

José António Jesus destacou ainda que este é um incêndio de todo o concelho de Tondela, muito diferente do de 2013, que estava localizado numa área em concreto.

"Dificilmente encontramos uma freguesia onde não tenha ocorrido um incêndio", concluiu.