O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, nomeando para o seu lugar Carlos Saturnino, disse fonte oficial.
A informação foi confirmada à Lusa pela Casa Civil do Presidente da República, dando conta ainda da exoneração de Carlos Saturnino do cargo de secretário de Estado dos Petróleos, para ocupar a liderança da petrolífera estatal.
No passado dia 3 de novembro uma "falsa nota" da Presidência angolana dava conta da exoneração da filha de José Eduardo dos Santos, à frente da Sonangol, com a RTP a afirmar que esta seria substituída por Jefferson Correia Airosa.
A notícia esteve no ar durante algum tempo, até a Sonangol ter vindo a público desmentir a nota.
Isabel dos Santos foi nomeada para a presidência do Conselho de Administração da Sonangol, em junho de 2016, pelo pai, José Eduardo dos Santos, quando ainda estava em funções como Presidente.
João Lourenço, que entrou em funções a 26 de setembro deste ano, já exonerou o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe; António Rodrigues Afonso Paulo, um ex-ministro que faltou à cerimónia de tomada de posse; e a administração da Ferrangol.
Comentários