Jorge Sampaio afirmou estar a acompanhar a situação "com muita preocupação e com muita solidariedade" e confessou-se também " muito impressionado".

Questionado se tem contactado familiares de Mário Soares para conhecer o estado do antigo Presidente, Jorge Sampaio disse que não.

"Acho que neste momento deve-se deixar as coisas correr com calma, assistidas por aqueles que estão mais perto, médicos e familiares, e não fazer uma pressão de telefonemas, etc, que sempre me pareceu uma coisa escusada", comentou.

Jorge Sampaio falava aos jornalistas antes do início da cerimónia de entrega do prémio "José Aparecido de Oliveira", na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, com que foi distinguido.

O antigo Presidente da República Mário Soares, de 92 anos, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha em situação crítica e com "prognóstico reservado", informou o hospital.

Numa declaração aos jornalistas pouco depois das 18:00, o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, afirmou que "Mário Soares mantém o nível dos sinais vitais e o mesmo grau de consciência, sendo o prognóstico reservado".

"O doutor Mário Soares foi admitido, esta madrugada, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha [em Lisboa], em situação crítica", referiu ainda.