Segundo a PSP, os indivíduos, com idades compreendidas entre os 27 e os 31 anos, sem atividade e sem residência fixa em Portugal, foram detidos cerca das 13:00 de quarta-feira, na Avenida Ramos Pinto, na cidade de Vila Nova de Gaia.

Foram-lhes também apreendidas quatro carteiras e a quantia de 200 euros.

Em comunicado, a PSP esclarece que no decurso da operação, os agentes verificaram que os suspeitos, em conjugação de esforços, subtraíram uma carteira transportada por um turista, no bolso de trás das calças, colocando-se de imediato em fuga.

“Movida perseguição, vieram os suspeitos a ser intercetados. Na posse dos mesmos encontrava-se a carteira subtraída contendo a quantia de 200 euros e diversos documentos pessoais do cidadão que havia sido vítima do ilícito, objetos que lhes foram apreendidos e entregues ao legítimo proprietário”, acrescentou.

Em resultado de diligências policiais encetadas, “foi ainda possível a recuperação de três carteiras contendo documentos de identificação de diversos cidadãos que correspondiam a denúncias apresentadas por furto por carteirista”.

Os detidos, com antecedentes criminais relacionados com a prática de furto de carteiras, nomeadamente na área metropolitana de Lisboa, são hoje presentes junto das autoridades judiciárias.

A par desta operação, o Comando da PSP do Porto dá conta de outras investigações que levaram à detenção de mais 13 pessoas, uma por condução de veículo sem habilitação legal, quatro por tráfico de droga, quatro por mandado e quatro por condução sob efeito do álcool.