Durante a tarde, depois de serem alertados, bombeiros e paramédicos tiraram os menores da água congelada no parque de Babbs Mill em Solihull, cidade a sudeste de Birmingham. As crianças estavam a brincar sobre o lago gelado quando caíram na água, explicaram algumas testemunhas.

"As crianças foram retiradas da água e os bombeiros e motoristas de ambulância tentaram reanimá-las imediatamente", disse Richard Stanton, encarregado do serviço dos bombeiros na região, durante uma conferência de imprensa realizada na noite deste domingo.

"Infelizmente, tiveram uma paragem cardíaca e receberam um tratamento avançado de reanimação no hospital", explicou Cameron McVittie, do serviço local de ambulâncias. As crianças foram levadas em "estado crítico" e em "suporte avançado de vida" a dois hospitais diferentes de Birmingham.

O mais recente balanço confirma que três das crianças, com idades de oito, 10 e 11 anos, morreram em resultado deste incidente. A quarta criança, de seis anos, continua a em estado crítico.

"Três rapazes morreram tragicamente depois de caírem para o lago no parque Babbs Mill, em Solihull, ontem à tarde", anunciou hoje a polícia de West Midlands, a região britânica onde se situam Solihull e Birmingham.

"Os rapazes, de 11, 10 e oito anos, foram levados para o hospital depois de serem retirados da água. Infelizmente, não foi possível reanimá-los e os nossos sentimentos estão com as suas famílias e amigos neste período profundamente devastador. Teremos agentes especializados em providenciar-lhes tanto apoio quanto podemos", disseram as autoridades.

O balanço de vítimas até poderia ser maior, pois quando a polícia chegou ao local, foi informada de que "até seis pessoas" tinham caído na água, sendo que as operações continuam esta segunda-feira.

"Por este motivo, após termos resgatado as quatro crianças, continuamos com as buscas para comprovar se havia outras pessoas a necessitar de socorro", disse Stanton.

Uma equipa continuou com os trabalhos de resgate durante a noite, mas "levando em conta a temperatura da água, a idade dos que caíram e o tempo que ficaram dentro, já não se trata de uma operação de resgate", mas para eventualmente recuperar os corpos dos falecidos, admitiu.

O Reino Unido sofre desde a sexta-feira com uma severa onda de frio, com nevões em algumas regiões e temperaturas abaixo de zero em boa parte do país.

[Notícia atualizada às 12:07]