
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior, céu pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado no interior a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no litoral oeste até ao final da manhã.
Para durante a tarde está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Norte e Centro. O vento vai soprar fraco.
As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 29º em Faro e Évora, que serão as cidades mais quentes. Em Beja os termómetros chegarão aos 28º, em Castelo Branco, Santarém e Braga aos 27º e em Vila real aos 26º.
Para Lisboa está prevista uma máxima de 24º, assim como Coimbra, e para o Porto 23º.
Nas ilhas, a Madeira (Funchal) chegará aos 24º e os Açores não vão passar dos 22º (Angra e Ponta Delgada).
Todo o território de Portugal continental, a Região Autónoma da Madeira e a ilha Terceira, nos Açores, estão hoje com risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.
Para as regiões com risco 'Muito Elevado', o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').
Comentários