Na última segunda-feira, após o ataque massivo da Rússia à Ucrânia, com 84 bombardeamentos em algumas das principais cidades ucranianas, um político daquele país, Serhiy Prytula, em colaboração com um ativista, Serhii Sternenko, lançou uma campanha de crowdfunding (um financiamento coletivo, que consiste na obtenção de capital de múltiplas fontes de financiamento, em geral doações) na tentativa de angariar dinheiro para comprarem drones kamikaze.

E o apelo ao financiamento correu da melhor maneira, dado que em pouco mais de 24 horas foram angariados quase 10 milhões de euros.

De acordo com informações da imprensa ucraniana, esta verba irá agora ser utilizada na compra de, pelo menos, 50 drones kamikaze Ram II, veículos aéreos não tripulados, com uma carga explosiva de 3 kg, projetados e construídos por empresas ucranianas, e que terão como objetivo destruir artilharia de lançamento de mísseis.

Revela o site da marca RAM que este modelo que as forças militares ucranianas vão agora adquirir é um dos mais modernos sistemas aéreos que têm um alcance de voo de 60 km e podem permanecer no ar durante 40 minutos.