Jones derrotou Moore nas eleições de 12 de dezembro por 21.924 votos, tendo conseguido uma vitória para os democratas num estado tradicionalmente republicano, tornando-se o primeiro democrata eleito pelo Alabama para o senado em 25 anos.

O reconhecimento da vitória surge depois de o candidato republicano ao Senado pelo Alabama Ray Moore ter interposto uma ação em tribunal para tentar evitar que o estado declare o democrata Doug Jones como vencedor das eleições intercalares de 12 de dezembro.

O advogado de Moore escreveu no processo que acreditava ter havido irregularidades, reclamando uma investigação por fraude e eventualmente a realização de novas eleições.

Jones afirmou que está ansioso por começar a trabalhar para o povo de Alabama no próximo ano: “Como disse na noite eleitoral, a nossa vitória marca um novo capítulo para o nosso estado e para a nação”, disse.

“Vou ser uma voz independente e vou trabalhar para encontrar um entendimento com os meus colegas nos dois lados para colocar Washington no rumo certo e vou lutar para fazer do nosso país um lugar melhor para todos”, acrescentou.