Um dia depois de Rafael Reis ter vestido a primeira amarela em Viseu, os 125 ciclistas que compõem o pelotão desta edição têm pela frente 188,5 quilómetros maioritariamente planos, entre o Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia, e Ourém.

Pelo caminho, que vão começar a percorrer às 12:30, os corredores vão encontrar ao quilómetro 23,6 a primeira contagem de montanha desta edição, uma terceira categoria na Serra do Buçaco.

Pouco mais à frente, mais concretamente ao quilómetro 49,1, em Vila Nova de Poiares, o pelotão encontra uma meta volante, que distribui três, dois e um segundo de bonificação pelos três primeiros a cruzar o risco, algo que se repetirá também nas de Ferreira do Zêzere (124,5) e Tomar (147,5).

Antes da chegada à Praça D.Maria II, em Ourém, prevista para as 17:42, os ciclistas encontram outras duas contagens de montanha, uma quarta categoria em Alburitel (159,2) e uma terceira em Fátima (175,5).

O português da Glassdrive-Q8-Anicolor tem dois segundos de vantagem sobre o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) e três sobre o seu companheiro uruguaio Mauricio Moreira, o campeão em título que é terceiro na geral.