"Esta equipa foi responsável por um dos maiores feitos da história do futebol português, senão o maior. A nível de seleção, é de certeza o maior feito. Por isso, mérito nunca lhe poderão retirar. Confiem nesta equipa. Mostrou que vai às competições sempre para vencer", afirmou Fernando Santos.

O técnico de 62 anos falava aos jornalistas na Arena Otkrytie, em Moscovo, na conferência de imprensa de antevisão do encontro de domingo com o México, que marca a despedida de Portugal da Taça das Confederações.

Fernando Santos confessou que foi difícil digerir o jogo com o Chile (0-0 após prolongamento, 3-0 nas grandes penalidades), derrota que deixou "todos tristes e desgostos".

"As horas a seguir ao jogo e o dia seguinte foram difíceis de ultrapassar. Foi um momento de tristeza, mas isso não invalida o compromisso que esta equipa tem. Estamos a entrar na normalidade e amanhã (domingo) vamos dar o nosso melhor. É a nossa obrigação", disse.

Fernando Santos referiu que vive "muito bem" com as críticas e considerou que a seleção nacional se apresentou com "total empenho" em todos os jogos que disputou.

"Portugal mostrou aqui que está nas provas com o firme propósito de chegar à final e vencer. Mostrou aqui total empenho. Esse é um estado de espírito que tem permanecido e vai permanecer nesta equipa", apontou.

O Portugal-México está agendado para as 15:00 (13:00 horas da Lisboa) e terá arbitragem de Fahad Al Mirdasi, da Arábia Saudita.