O português, de 40 anos, venceu a segunda corrida e conquistou 30 pontos, a que juntou mais oito do sexto lugar da primeira e ainda cinco pela ‘pole position’, conquistada no sábado.

Monteiro, que somou a oitava vitória da carreira no WTCC, ficou à frente do colega de equipa Norbert Michelisz, que surgiu a 0.751 segundos, com Néstor Girolami (Volvo) em terceiro.

“Não poderia ter esperado melhor. Ter conseguido a ‘pole’ e a vitória é tudo o que qualquer piloto deseja”, disse Monteiro depois da prova, em declarações à sua assessoria de imprensa.

Na primeira corrida, o 10.º lugar de onde partiu, devido à inversão da grelha de partida, permitiu ao piloto da Honda subir até ao sexto posto, numa prova conquistada pelo argentino Esteban Guerrieri (Chevrolet).

“Optei por não correr demasiados riscos, para não colocar em causa o resultado da segunda. O sexto lugar foi ótimo”, realçou, considerando ainda que o arranque é “o culminar de muito trabalho de inverno”, que assentou numa “pista que é boa para a Honda”.

Para o próximo grande prémio, que se disputa no circuito italiano de Monza, em 29 e 30 de abril, o líder do mundial espera uma pista “não tão favorável” e em que terá “de lutar mais”.

O campeonato é composto por 10 etapas e a quinta é em Portugal, em Vila Real, de 23 a 25 de junho, numa prova que venceu em 2016.