Em declarações difundidas pela KTM, Miguel Oliveira explicou que teve "uma boa sessão" nos quartos treinos livres, em que modificou a mota de forma a permitir melhorar a maneabilidade.

"Funcionou bastante bem. Tivemos um bom ritmo e velocidade com o pneu traseiro duro. Senti que tínhamos muito potencial para a Q1 e pudemos passar à Q2", disse Miguel Oliveira, que foi o segundo mais rápido na primeira fase da qualificação.

Na derradeira fase, o piloto português acabou por ficar com a oitava posição, a segunda melhor qualificação do ano.

"Só já tinha um pneu novo pelo que o poupei para a última tentativa, mas fui vítima de bandeiras amarelas [devido à queda de outro piloto]. De qualquer forma, deu para o oitavo lugar", disse Oliveira.

O piloto luso acredita que será "uma corrida interessante" aquela que se disputa domingo no circuito que é considerado a 'catedral' do motociclismo.

"Acredito que possa estar num boa posição e atacar do princípio ao fim", concluiu Miguel Oliveira, que ficou a 0,768 segundos do mais rápido, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que conquistou a quarta 'pole position' da temporada e segunda consecutiva.

O GP de Assen é a 11.ª prova da temporada.

Fábio Quartararo chega a esta ronda na frente do campeonato, com 172 pontos, enquanto Miguel Oliveira é 10.º, com 64.

AGYR // MO

Lusa/Fim