Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa newsletter:

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa newsletter:

Agora já ouviste muitas coisas sobre Mário Soares, aspectos positivos e negativos. Há muita gente ainda zangada com decisões que tomou. E há ainda quem elogie e agradeça em nome dessa conquista maior que foi a Liberdade, a implantação da democracia. Poucas são as grandes figuras da História que são consensuais.

Dirás que o planeta inteiro concorda que Adolf Hitler foi um monstro. Estás enganado. Há pessoas, ainda agora, que são devotas dos princípios nazis. Queres outro exemplo mais próximo de ti? Obama, o primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos da América, é um homem carismático, com muito boa imprensa. Há quem não o suporte e enumere as diferentes "falhas" de Obama.

Sobre Mário Soares não se pode dizer só bem, nem só mal. É, se quiseres, polémico, porém não podemos ficar indiferentes à sua intervenção política na História Contemporânea. Ouvirás e lerás nas redes sociais sobre Mário Soares e talvez fiques confuso. Se queres saber mais pergunta, pesquisa, lê sobre o século XX português. Talvez te surjam outros nomes, Sá Carneiro, Amaro da Costa, e outros.

Se sentires curiosidade e te interessares uma coisa é certa: quando formares um juízo de valor será com informação adquirida, não será apenas um comentário superficial. Hoje o mundo está cheio de comentários superficiais, muitas pessoas a pontificar sobre o que não sabem. Por isso, mais uma vez, para entenderes o teu país e o mundo de hoje importa saber de onde vens, como é que chegámos aqui. Com informação terás a tua opinião e, quem sabe?, pode ser que a tua perspectiva ajude outras pessoas.