Para o artista e fotógrafo francês JR, o instagram é a forma de mostrar ao mundo as suas mais recentes instalações. Na estrutura que divide os Estados Unidos e o México surgiu agora uma mesa de piquenique gigante que, vista de cima, apresenta os olhos de alguém.

Este projeto serve de despedida a um outro que havia sido apresentado no início de setembro e que começou agora a ser retirado: a fotografia gigante de um bebé na região de Tecate (Baixa Califórnia).

Segundo o El País, os olhos são de uma "dreamer", ou seja, de uma jovem protegida pelo programa DACA [Deferred Action for Childhood Arrivals].

A jovem em causa esteve presente no piquenique, mas o artista preferiu deixá-la incógnita. "O piquenique foi incrível, um belo momento, uma banda com músicos divididos entre os dois lados, a tocarem juntos. Umas 100 pessoas a partilharem a mesma comida, em redor de uma mesa com os olhos de uma dreamer", contou ao jornal espanhol Marc Azoulay, representante de JR.

Quanto ao programa DACA, este foi lançado em 2012 por Barack Obama e permite aos jovens receberem proteção contra deportação, autorização de trabalho e número de segurança social. Contudo, este está a ser terminado de forma gradual, depois de uma decisão de Donald Trump. Com isto, cerca de 800 mil jovens vão ficar sem proteção no país.

Para JR esta foi mais uma forma de chamar a atenção sobre questões atuais da sociedade americana, ao mesmo tempo em que, devido à oportunidade de convívio, se esqueceu por instantes o muro que existe na fronteira.