A organização do festival anunciou hoje a primeira lista de 150 artistas de 26 países que vão atuar no festival, entre os dias 13 e 19 de março. Lá estará a banda de Alcobaça, que prevê a edição de novo álbum, precisamente em 2017.

Criado em 1987, o SXSW é conhecido por acolher durante escassos dias milhares de músicos, promotores, editores, 'managers', em torno da indústria musical e das artes visuais.

A par das centenas de concertos em simultâneo em vários locais de Austin, de salas de espectáculos a cafés, o SXSW é um festival focado sobretudo nos profissionais do mercado discográfico, da organização de festivais e concertos. Tem ainda conferências e exibições de cinema.

Nos últimos anos, têm sido vários os artistas portugueses que já atuaram no SXSW, entre as quais Holy Nothing, Paus, You Can't Win Charlie Brown, David Fonseca e The Legendary Tigerman.

Ainda sem título e data concreta de edição, sabe-se que o novo álbum dos The Gift tem produção e participação do músico e produtor inglês Brian Eno.

Foi divulgada a música e vídeo de "Love without violins".

O grupo formou-se em Alcobaça em 1994, e dele fazem parte Nuno Gonçalves, John Gonçalves, Sónia Tavares e Miguel Ribeiro. Editaram os registos "Digital Atmosphere" (1997), "Vinyl" (1998), "Film" (2001), "AM-FM" (2004), "Explode" (2011) e "Primavera" (2012).