Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 13 mai 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Semana começa ensombrada com o agravar da crise humanitária em Gaza

 
 

Edição por Maria da Graça Polaco

A ensombrar o início da semana, que em sintonia começou com muitas nuvens,  a atualidade internacional está marcada pelos consecutivos alertas para a grave situação humanitária em Gaza, onde não entram bens de primeira necessidade há vários dias, devido aos bloqueios de Israel naquele território. Nem as pressões internacionais, incluindo dos EUA, parecem estar a dissuadir Benjamin Netanyahu.

Da religião, mas por cá, hoje, 13 de maio, é dia de peregrinação dos católicos a Fátima. No domingo à noite, na procissão das velas, registou-se a maior enchente de sempre, cerca de 250 mil peregrinos, número divulgado pelo Santuário de Fátima. A missa final foi hoje de manhã  presidida pelo cardeal espanhol Juan José Omella, arcebispo de Barcelona.

A Catalunha foi este domingo a eleições. O resultado confirmou as previsões das sondagens, com a vitória dos socialistas. Os independentistas de Puigdemont perderam a maioria, mas hoje anunciaram que pretendem avançar com a formação de um governo minoritário. O Francisco Sena Santos faz a leitura dos resultados aqui no SAPO 24.

A Europa já está em contexto pré-eleitoral. Em Portugal começam hoje os debates mediáticos dos partidos. A participação nos debates tem vindo a ser notícia, pela discussão acerca da integração ou não nos confrontos de ideias dos partidos sem assento parlamentar, nacional ou europeu. A Comissão Nacional de Eleições instou hoje um canal de televisão a integrar o partido Chega.

Com histórico de elevada abstenção em Portugal, as Eleições Europeias têm vindo a crescer no interesse dos mais jovens, de acordo com um Eurobarómetro divulgado hoje. Os jovens portugueses são dos que têm mais vontade de participar nas eleições para o Parlamento Europeu (PE) entre os países da União Europeia (UE), conclui o estudo.

No Desporto e na Justiça, continuam as investigações judiciais ligadas ao FC Porto, com o desmantelar um esquema ilegal de venda de bilhetes, depois de a PJ ter realizado um conjunto de buscas no fim de semana. Os Super Dragões terão criado "call center" para venda ilegal de bilhetes para jogos do FC Porto, noticia hoje o Sapo 24. Esta investigação centra-se na família de Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, e dá-se na sequência da Operação Pretoriano.

Depois de um fim de semana fresquinho, as temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, prevê o IPMA.

 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Os catalães premiaram a abertura dos socialistas de Pedro Sánchez à negociação e busca de concórdia (o PSC é o mais votado e sobe de 32 para 42 lugares num parlamento com 135 deputados), dão algum fôlego às direitas (o PP quintuplica a representação, ao passar de 3 para 15 deputados) e castigam o independentismo (cai, no conjunto, de 74 para 61 deputados e assim perde a maioria absoluta), com votação que põe fim à década febril a forçar vias para a independência da Catalunha. Continuar a ler

 
 
 
Ângelo Fernandes
 
 

Não há como fugir a Baby Reindeer, a série do momento. No entanto, é importante refletir para além da ficção e do registo autobiográfico, e pensar sobre o que a série pode ensinar sobre trauma, violência sexual contra homens e o papel das vítimas. Continuar a ler

 
 
 
 
 
 

 
 

No episódio do podcast desta semana, o João Dinis, a Mariana Santos e o Miguel Magalhães falam sobre "Sugar", série neo-noir da Apple TV+, com Colin Farrell no papel principal.