Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 30 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O que é preciso para vacinar em massa? Vacinas e mais de 5 mil profissionais

 
 

Edição por Marta Pedreira Mixão

Vacinação em massa requer 5.200 profissionais, estima a 'task force'

  • Portugal quer começar a inocular 100 mil pessoas por dia a partir de abril, mas para a campanha de vacinação em massa a estimativa é que serão necessários 5.200 profissionais. Mais precisamente vão ser necessários cerca de 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 auxiliares, nomeadamente administrativos.
  • Muitos destes profissionais trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas vai ser necessário contratar mais, o número de profissionais a contratar ainda está a ser calculado, segundo a 'task force'.
  • O coordenador da ‘task force’, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, estimou no sábado que em abril seja possível vacinar 100 mil pessoas por dia, atendendo às remessas de vacinas que Portugal deverá receber no segundo trimestre. A previsão é de nove milhões de vacinas, das quais 1,8 milhões em abril e as restantes nos dois meses seguintes.
  • Na segunda-feira, em entrevista a Miguel Sousa Tavares, na TVI24, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo referiu que não tem conhecimento de "falcatruas" no atual processo de vacinação e que "há um controlo muito superior" no processo.

OMS divulga (oficialmente) relatório sobre as origens do novo coronavírus

  • A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga hoje oficialmente o relatório sobre as origens do novo coronavírus que, desde finais de 2019, está na origem da pandemia mundial de covid-19.
  • O enviado especial ao Organização Mundial da Saúde (OMS) para a covid-19, David Nabarro, admitiu hoje que é "manifestamente difícil" encontrar a origem do vírus que causou a pandemia, mas que se trabalha com várias hipóteses.
  • “Não sabemos a origem precisa do VIH (o vírus que provoca a Sida), não sabemos a origem precisa do Ébola e vai demorar muito para descobrir a origem precisa da covid-19″, acrescentou o especialista, antes de a OMS publicar oficialmente o seu relatório sobre a pandemia.
  • Na segunda-feira, as agências de notícias France-Presse (AFP) e Associated Press (AP) revelaram o conteúdo do relatório, segundo o qual transmissão do novo coronavírus de morcegos para humanos através de outro animal é o cenário mais provável para explicar o início da pandemia.

Mundial2022: Portugal fecha jornada tripla de qualificação no Luxemburgo

  • A seleção portuguesa de futebol fecha a tripla jornada de qualificação para o Mundial2022 com uma visita ao Luxemburgo, em jogo do Grupo A da zona europeia. Após um triunfo com o Azerbaijão (1-0), em Turim, e um empate em Belgrado no frente a frente com os sérvios (2-2), Portugal joga o terceiro encontro em apenas sete dias, antes de uma interrupção de cinco meses na fase de qualificação europeia. O encontro entre Portugal e o Luxemburgo tem início às 19:45 (hora de Lisboa).
 
 
O Mito. "A ponte caiu por causa de um crime contra Castelo de Paiva, o rio e o país"
 
 

Atualidade

 

Porque caiu a ponte de Entre os Rios? Entre mitos e certezas, ameaças e julgamentos inconclusivos, encontrar respostas para o que matou 59 pessoas na noite de 4 de março de 2001 é um labirinto de hipóteses. Certo é que, apesar dos alertas, nenhum governo, nenhuma tutela, levou a sério os riscos naquele tramo do Douro.