O que muda a partir de junho no desconfinamento?
Edição por Marta Pedreira Mixão
Dentro de uma semana e meia, mais precisamente a partir de dia 14, o comércio e a restauração passam a ter horários alargados, mas ainda com limites na lotação. Assim, os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder receber clientes até à meia-noite e funcionar até à 1h. No entanto, continuam a poder ficar seis pessoas por mesa no interior dos estabelecimentos e dez nas esplanadas. Já o comércio ficará sem restrições de horário, regulando-se pela respetiva licença.
O Presidente da República termina esta quinta-feira a visita oficial à Bulgária. Numa intervenção na Universidade de Sófia, pela qual recebeu hoje o doutoramento ‘honoris causa’, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a União Europeia “está numa encruzilhada” e deve aproveitar a saída da crise causada pela pandemia para fazer “reformas estruturais, de médio e longo prazo”.
“Temos de concluir uma longa e dolorosa pandemia. Quando mais depressa melhor”, afirmou, apontando ser necessário que os regimes legais e constitucionais aprendam, de forma preventiva, “as lições desta nova emergência sanitária”.
Num discurso em inglês, perante um auditório com algumas dezenas de pessoas, o chefe de Estado português salientou a urgência de os países europeus começarem a implementação dos seus planos de recuperação económica e social, mas não só. “De recuperação, de resiliência, mas, muito mais do que isso, aproveitar esta oportunidade para reformas estruturais, reformas de médio e longo prazo”, considerou.
Hoje também, o coordenador da ‘task force’ para o plano de vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, visitam o maior centro de vacinação na capital, instalado no Estádio Universitário.
O centro, com 38 postos de vacinação, entrou em funcionamento na segunda-feira e tem capacidade para aplicar três mil vacinas por dia.
A visita ocorre numa fase em que mais de dois milhões de portugueses têm a vacinação contra a covid-19 completa, o equivalente a 20% da população, segundo dados revelados na quarta-feira pelo Governo, que prevê a chegada de 4,5 milhões de doses até ao final do mês.
A seleção portuguesa de futebol cumpre o último treino antes do jogo de preparação com a Espanha, sessão em que Fernando Santos deverá ter operacionais 21 dos 26 convocados para o Euro2020.
Na Cidade do Futebol, em Oeiras, o conjunto luso tem um apronto agendado para as 17:00, pouco depois de o selecionador e um jogador falarem em conferência de imprensa, a partir das 16:15, na antevisão do primeiro particular de Portugal, marcado para sexta-feira, no Wanda Metropolitano, em Madrid.
Já com Bruno Fernandes integrado, mas com João Moutinho em dúvida, face aos problemas musculares que tem apresentado, Fernando Santos deverá ter à disposição 21 atletas, tal como sucedeu na véspera.
João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva só se apresentarão ao trabalho no sábado e são ausências certas, tal como Gonçalo Guedes, que se mantém em isolamento, após ter tido um teste positivo para o novo coronavírus.
A seleção portuguesa de futebol de sub-21 vai tentar alcançar pela primeira vez uma final do campeonato da Europa da categoria, defrontando nas meias-finais a Espanha, em Maribor, na Eslovénia.
Carta dos Direitos Humanos na Era Digital. Diz-lhe alguma coisa? Pois, a polémica estalou. Continuar a ler
Tecnologia
A Tesla tornou-se numa das maiores empresas do mundo sem gastar um cêntimo em anúncios. A sua estratégia de marketing mostra a importância de desenvolver uma relação especial com clientes e de ter um CEO que se torna numa superestrela.