Olá, chuva! Parece que vens para ficar
Edição por Alexandra Antunes
O dia deu em chuvoso.
A manhã, contudo, estava bastante azul.
O dia deu em chuvoso.
Desde manhã eu estava um pouco triste.
Antecipação? Tristeza? Coisa nenhuma?
Não sei: já ao acordar estava triste.
O dia deu em chuvoso.
Depois de dias com sol e temperaturas amenas, parece que finalmente está a chegar o tempo característico do outono. Em alguns pontos do país, a manhã "bastante azul" de Álvaro de Campos esconde o que se prevê para as horas que se seguem: nove distritos do continente — Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria e Lisboa — vão estar a partir do final da tarde de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte.
Assim, espera-se para esta quinta-feira o aumento gradual da nebulosidade, com chuva no Norte e Centro a partir da tarde, sendo por vezes forte — em especial no litoral. Está também prevista a intensificação gradual do vento e a descida da temperatura máxima.
Já na região Sul, é esperada "neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste" e "céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade por nuvens altas durante a tarde e tornando-se muito nublado no final do dia".
Pelo menos nos próximos dois dias a situação no país não vai melhorar, já que o IPMA atualizou e agravou hoje os avisos meteorológicos, colocando os distritos de Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real, Porto e Viseu sob aviso laranja entre sexta-feira e sábado, devido à chuva forte.
O aviso laranja para estes seis distritos vai estar em vigor entre as 21:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado — e é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos, representando uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Com novembro à porta, o tempo começa a pedir frio, castanhas assadas e mantas no sofá. Afinal, como diz o ditado, dos Santos ao Natal é um salto de pardal — e a meteorologia também acompanha esta jornada.
O que pagou ou transferiu não se sabe, embora, à portuguesa, já existam várias tiradas anedóticas sobre o assunto. O país em sobressalto, mas convém ir pagar as contas? Continuar a ler