A adolescência num ecrã. Quais são os resultados?
Editado por Ana Filipa Paz
Publicado há três dias, o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), relativo a 2024, veio confirmar o aumento da violência entre jovens, um tema que tem estado no centro da discussão de qualquer mesa de jantar.
Ao analisar a criminalidade juvenil, o relatório introduz a existência de um principal culpado, a atividade online, e reflete sobre o impacto das novas formas de socialização no comportamento dos jovens portugueses:
Joana Alexandre, diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco no ISCTE, lembra que as novas figuras de referência — os influenciadores digitais — surgem online. A monotorização por parte dos encarregados de educação do acesso a certo tipo de conteúdo é mais difícil, mas "é necessária", reforça ao SAPO24.
O RASI alerta ainda para a hipótese de haver crimes não reportados, ao que a psicóloga acrescenta que "é importante o olhar de proteção e supervisão pelos pais e colegas, de forma a estarem confortáveis para pedir ajuda".
Além disso, defende que a prevenção é o primeiro passo. E, segundo a especialista, as escolas são o espaço ideal para a sensibilização dos jovens.
Atualidade
No mais recente episódio do podcast Top of Mind, a médica de família Margarida Santos conversa com o psiquiatra Henrique Prata sobre um tema tão invisível quanto urgente: a saúde masculina.