Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 21 jun 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A quantas andam os autoagendamentos?

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Esta segunda-feira começou com o portal para agendamento da toma da vacina contra a covid-19 dessincronizado das informações que vieram a público no fim de semana, em que fonte da ‘task-force’ de vacinação nacional anunciou que o autoagendamento da vacina ia ficar disponível para pessoas com mais de 35 anos a partir de hoje.

No entanto, não só o portal apenas se refere a pessoas com mais de 40 anos — "Tem 40 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a)?" — como, se o utente tiver entre os 35 e os 40 anos e colocar a sua data de nascimento, será impedido de avançar.

A abertura do autogendamento da vacina contra a covid-19 para maiores de 35 estava prevista para abrir menos de uma semana depois de, em 15 de junho, o serviço ter sido disponibilizado à população com mais de 40 anos. No entanto, também essa data abriu com atraso: era suposto ter sido a 7 de junho.

Ainda sem datas concretas de abertura está a vacinação da população com idades entre 20 e 29 anos, com fonte da ‘task-force’ a afirmar à Lusa que esta deverá abrir em "meados de julho".

A disponibilização de vacinas a essa faixa etária em julho estava prevista "no âmbito do objetivo de ter 70% da população com pelo menos uma dose administrada no início de agosto”, referiu a mesma fonte.

Recorde-se que o portal destinado ao autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril, contemplando agora as pessoas acima dos 35 anos, depois de ter sido aberto para maiores de 40, 43, 45, 50, 55, 60 e 65 anos.

 
 

Hoje no Euro: Vamos a contas?

 
 

Rússia e Finlândia, no Grupo B, e Ucrânia e Áustria, no Grupo C, estão hoje em posição privilegiada na terceira jornada do Euro2020 de futebol para se juntarem nos oitavos de final a Bélgica e Países Baixos, já apurados.

No Grupo C, Áustria e Ucrânia defrontam-se a partir das 17:00 (hora de Lisboa), em Bucareste, num duelo direto pelo segundo lugar e pelo apuramento imediato para os ‘oitavos’, enquanto os Países Baixos defrontam a lanterna-vermelha Macedónia do Norte, em Amesterdão.

Os holandeses, com a qualificação e o primeiro lugar do grupo garantido – venceram austríacos e ucranianos -, podem dar-se ao luxo de poupar jogadores, diante de uma Macedónia do Norte que procura conquistar os primeiros pontos no torneio.

A partir das 20:00, as contas podem ser mais difíceis na ‘despedida’ do Grupo B, com a Bélgica apurada, mas com a Rússia, que defronta a Dinamarca, e a Finlândia, frente aos belgas, a poderem fazer os mesmos seis pontos, caso vençam.

A Dinamarca, que é quarta classificada, sem qualquer ponto, não está matematicamente fora da corrida, com a equipa a precisar de vencer a Rússia e de uma conjugação de golos e de resultados, em que a Bélgica vença a Finlândia, para sonhar.

O jogo entre Rússia e Dinamarca, abalada neste Euro2020 pelo incidente grave com Christian Erikssen, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória diante da Finlândia e da qual está a recuperar, disputa-se em Copenhaga, enquanto o embate entre Finlândia e Bélgica está agendado para São Petersburgo.

Quem vai à bola hoje

Macedónia do Norte - Países Baixos, 17h00 (Sport TV)

Ucrância - Áustria, 17h00 (Sport TV)

Finlândia - Bélgica, 20h00 (RTP/Sport TV)

Rússia - Dinamarca, 20h00 (Sport TV)

 
 

A marcar a atualidade

 
 
 
 
Pré-publicação de "O Grande Livro dos Ismos". Do nacional-porreirismo ao machismo, um dicionário alternativo
 
 

Vida

 

A história do mundo faz-se de muitos ismos, alguns de definição oficial — do fascismo ao comunismo, do surrealismo ao escotismo — e outros mais informais — o cavaquismo ou o bota-abaixismo, por exemplo. Homem de vários ofícios — entre os quais escritor, guionista, ilustrador e apresentador televisivo —, Pedro Vieira propõe-se a definir o sentido de 150 desses vocábulos com um misto de humor e reflexão. O SAPO24 publica em exclusivo algumas das definições que compõem “O Grande Livro dos Ismos”, com edição pela Editora Objetiva.