Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 16 jul 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A renúncia de Vieira

 
 

Edição por Abílio dos Reis

Foram praticamente 18 anos a liderar os destinos do Benfica, mas depois de um ultimato do Conselho Fiscal da SAD encarnada e muitas suspeitas em vários casos na justiça, a Era Vieira chegou ao fim.

A confirmação da demissão do cargo — até então estava autosuspenso — de presidente da direção chegou ontem via carta enviada ao presidente da Mesa da Assembleia Geral das águias. E de forma curta, direta e concisa.

"A Direção do Sport Lisboa e Benfica informa que recebeu do presidente da Mesa da Assembleia Geral a carta de renúncia ao mandato enviada por Luís Filipe Vieira", pode ler-se na curta nota divulgada na página oficial do clube.

O que vai acontecer aos encarnados? Para já, confirma-se que Rui Costa assume a presidência e Jaime Antunes sobe à vice-presidência. Também se sabe que haverá eleições ainda este ano, mas não vão decorrer já nos próximos meses (provavelmente mais para outubro ou novembro) porque a ordem é para preparar a próxima época e assegurar um lugar na Liga dos Campeões.

Certo é que, quando esse tempo chegar, segundo o Diário de Notícias, o dirigente Rui Costa, histórico do clube que começou por ser apanha-bolas e que virou craque de 10 às costas, não vai estar sozinho na corrida. Noronha Lopes deverá voltar a tentar assumir o cargo e os movimentos "Benfica Bem Maior" e "Servir o Benfica" também devem apresentar as suas candidaturas.

No entanto, no meio disto tudo, ainda há o norte-americano John Textor — que tem o desejo de vir a investir na SAD do clube e que para isso acordou a venda de 25% desta com José António Santos, vulgo "rei dos frangos".

O empresário emitiu um comunicado em que além de dar conta que visitou o Seixal e o Estádio da Luz, enfatiza que tudo foi feito nos conformes da lei porque não se escondeu de nada nem ninguém. Aliás, vai até mesmo mais longe e diz considerar ser difícil a direção do Benfica não saber de nada da sua visita. Nem que seja porque até reuniu com o Vieira.

O próximo passo de Textor culmina numa viagem agendada para a próxima semana, a Lisboa. Os motivos passam por esclarecer os seus intentos e afirmar que permanece interessado em investir. É que, além de considerar que as ações do Benfica são baratas, tem imensos planos para o clube no estrangeiro, nomeadamente em território norte-americano.

Pioneiro dos hologramas e efeitos especiais, Textor diz-se fanático por futebol. Não tarda deve ser estabelecido como dono do Crystal Palace, clube inglês da Premier League, mas garante que isso em nada afeta o que tem mente para o Benfica. A questão agora é saber se quem está a liderar agora com o Benfica quer ou não alimentar a sua paixão. E isso saberemos, ao que parece, num futuro próximo.

 
 
 
 

 
 

O futebol é mais do que um jogo? Sim, mas isso não é obrigatoriamente bom. Em apenas uns dias vimos várias facetas do futebol, principalmente de ódio gratuito. Continuar a ler