Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 27 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A vacina contra a covid-19 é como uma capa da chuva - e quem anda à chuva molha-se. Por isso, não se esqueça da máscara em casa

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

  • A situação não é fácil de explicar, mas pense nesta analogia: a vacina contra a covid-19 é como uma capa da chuva, protege-o de uma "molha" e da gripe que a acompanha, mas não o livra de uns tornozelos "encharcados" e uma constipação.
  • A analogia feita pela jornalista Marta Mixão é o ponto de partida para um artigo onde se explica a vida no pós-vacina, uma realidade que não pode ser encarada como um universo paralelo à realidade ainda longe da normalidade que vivemos, porque, se é verdade que a grande maioria das pessoas que são vacinadas vão estar protegidas contra a covid-19, não se exclui a possibilidade de infeção e de os vacinados poderem transmitir o vírus a outros, mesmo que não apresentem sintomas.
  • Então de que me vale a vacina? Em primeiro lugar, vai evitar que fique gravemente doente, em segundo há estudos que indicam que pode reduzir a capacidade de transmissão do vírus e, a médio prazo, vai-nos permitir atingir a imunidade de grupo.
  • Se a transmissão e a duração imunidade são duas incertezas relatadas no artigo, algo que é garantido é que mesmo depois de uma pessoa ser vacinada, continuar a usar máscara é imperativo.

Vacinação de professores e funcionários do pré-escolar e 1.º ciclo arranca hoje

  • A vacinação dos professores e trabalhadores não docentes do pré-escolar e 1.º ciclo contra a covid-19 arranca hoje em todo o país, num processo que vai envolver quase 80 mil profissionais da educação.
  • No total, estão incluídos nesta primeira fase, que decorre entre sábado e domingo, cerca de 78.700 os professores e funcionários do pré-escolar, primeiro ciclo e também da chamada "Escola a Tempo Inteiro", que reabriram na semana passada, abrangendo os setores público e privado.
  • Na quarta-feira, os docentes e não docentes começaram a receber a convocatória, através de SMS, para receberem a primeira dose da vacina AstraZeneca, e tiveram um dia para responder se pretendem ou não ser vacinados. Caso não o tenham feito ou recusem esta vacina, perdem a prioridade na vacinação.
  • O processo de vacinação vai decorrer de três formas: nos concelhos onde o grupo de profissionais a vacinar seja inferior a 250 pessoas, será nos centros de saúde, naqueles em que se prevê a vacinação entre 250 e 500 pessoas, o processo será realizado nas escolas e nos locais com mais de 500 pessoas, a escolha recaiu nos Centros de Vacinação Covid.
  • Depois desta primeira fase, o processo de vacinação dos profissionais da educação vai continuar a decorrer de forma progressiva durante o mês de abril, acompanhando o processo de desconfinamento.

Mundial2022: Portugal prossegue ‘caminhada’ com visita complicada à Sérvia

  • Hoje também, a seleção portuguesa de futebol, que vem de um triunfo sobre o Azerbaijão, tem uma complicada visita a Belgrado, onde vai defrontar a Sérvia, na segunda jornada do Grupo A de qualificação para o Mundial2022.
  • No Estádio Rajko Mitic, Portugal vai tentar alcançar a segunda vitória na fase de apuramento europeia, depois de na quarta-feira se ter estreado, em Turim, com um triunfo tangencial sobre os azeris, por 1-0, que lhe conferiu os primeiros três pontos no Grupo A.
  • A equipa das ‘quinas’ terá pela frente um adversário com o qual nunca perdeu nos seis jogos oficiais disputados (três vitórias e três empates) e que também arrancou a qualificação da melhor forma, ao bater em casa a República da Irlanda por 3-2.
  • O Sérvia-Portugal tem início agendado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Rajko Mitic, em Belgrado, e será dirigido pelo holandês Danny Makkelie.
 
 
Tina Turner, a mulher que saiu do abismo para ser simplesmente a melhor
 
 

Vida

 

Conhecemos-lhe as perucas, as pernas, a voz. Os discos e as canções. E conhecemos, lamentavelmente, a história dos abusos físicos e psicológicos de que foi alvo, antes de conseguir escapar a um ex-marido violento e recuperar a sua liberdade e a sua carreira. Falamos de Tina Turner, alvo de um novo documentário sobre a sua vida e carreira, “Tina”, que chega este sábado à HBO – uma oportunidade para relembrar o porquê de a norte-americana ser simply the best.

 
 
 
Acho Que Vais Gostar Disto: E se ouvir notícias estivesse ao nível de um espetáculo de stand up
 
 

Vida

 

Falta sensivelmente um mês para a cerimónia mais importante de Hollywood. Infelizmente, muitos dos filmes nomeados ainda não estão disponíveis para os vermos de forma legal (e, claro, para os podermos recomendar), o que torna difícil a tarefa de quem gosta de ir riscando os nomes da lista. Na edição de hoje, falamos de um filme com nomeações para os Óscares e de outro com um super-herói a protagonizar um papel… digamos… diferente. Para leres já de seguida!

 
 
 
Revista de Imprensa: Remodelação no Governo, o vício da raspadinha e uma ajuda com Inteligência Artificial na Justiça
 
 

Atualidade

 

Os destaques das primeiras páginas deste sábado.