Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 07 set 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A vacinação contra a covid-19 e a gripe está de volta

 
 

Edição por Alexandra Antunes

A vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe arranca hoje com o objetivo de proteger os grupos mais vulneráveis, estando previsto vacinar cerca de três milhões de pessoas até dezembro.

O processo vai começar de forma gradual, devido à chegada das vacinas ao país no dia de ontem. Assim, hoje estará disponível em cerca de uma dezena de pontos de vacinação de norte a sul de Portugal continental, prevendo-se que entre em “velocidade de cruzeiro” nos dias seguintes.

Os primeiros a ser chamados à vacinação serão os maiores de 80 anos com comorbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.

São elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

A campanha de vacinação da covid-19 vai utilizar já as vacinas adaptadas à variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 e que foram aprovadas pelo regulador europeu (EMA).

"A nova vacina adaptada contra a covid-19 é bivalente, tem a estirpe original e já um antigénio para a variante Ómicron", explicou esta semana Graça Freitas.

 
 
Patrícia Reis
 
 

Francisco fala a língua de todos nós, é descontraído; aplica um vocabulário que por vezes surpreende. Continuar a ler

 
 
 
Manuel Cardoso
 
 

Portugal tem agora suficiente margem orçamental para uma melhor resposta à crise do que a que quer dar. Afinal, António Costa também se contenta com meias medidas. Continuar a ler

 
 
 
Demasiados Targaryens para um trono
 
 

Vida