Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 12 dez 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Caldo verde, broa e viúvas de Braga. Sabemos onde tudo começa, mas não onde acaba

 
 

por Inês F. Alves

O "Almoço de Domingo" é quase uma instituição na tradição familiar portuguesa. Há quem escolha um lugar especial para "ir comer fora" e há quem fique horas de volta de temperos e marinadas para levar à mesa o sabor único de um preparado caseiro. Este almoço tende a alongar-se durante horas e quer-se bem acompanhado. Não há portanto melhor dia (ou hora, já que esta newsletter está a ser escrita quando faltam apenas alguns minutos para se entrar oficialmente na hora do almoço) para sugerir uma viagem pela gastronomia minhota.

Rute Sousa Vasco esteve à conversa com Anabela Ramos, que começou por estudar a alimentação dos monges beneditinos do Mosteiro de São Martinho de Tibães e acabou a interessar-se por aquilo que acontecia na cozinha dos mosteiros femininos.

Nesta Carta Gastronómica fala-se de caldo verde, de broa e dá-se lugar à gula com as Viúvas e Jerimú. Uma leitura de abrir o apetite, portanto.

 
 
Caldo verde, broa e viúvas de Braga. Sabemos onde tudo começa, mas não onde acaba
 
 

Vida

 

Os minhotos eram conhecidos por pica-milho, o caldo unto era feito com couve e banha e os doces dos conventos já serviram como remédios. São algumas das histórias que o conhecimento da gastronomia faz chegar até nós.

 
 
 

Ainda a marcar a atualidade

 
 
  • F1, a corrida decisiva: O holandês Max Verstappen (Red Bull) e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) decidem hoje quem será o campeão mundial de Fórmula 1 de 2021, na última corrida da temporada, em Abu Dhabi. Os dois pilotos chegam à 22.ª prova empatados, com 369,5 pontos, sendo que Verstappen tem vantagem confronto direto (nove vitórias, contra as oito de Hamilton) e parte na frente para a corrida, depois de ter conquistado a ‘pole’, no sábado. Max Verstappen corre para conquistar o primeiro cetro da sua carreira, enquanto Lewis Hamilton pode fazer história e arrebatar um inédito oitavo título mundial de pilotos, deixando para trás os sete do alemão Michael Schumacher. A corrida terá 58 voltas e tem arranque previsto para as 17:00 horas locais (13:00 em Lisboa). Se ler esta newsletter quando o vencedor já for conhecido, sugiro que fique a conhecer melhor estes "astros" do automobilismo.

Max Verstappen, uma estrela (e máquina de fazer dinheiro) na Holanda

A marca Hamilton: de "showman" a "empreendedor social"

  • Na I Liga: O FC Porto recebe o Sporting de Braga, que precisa de vencer para responder ao triunfo do Sporting perante o Boavista (2-0) e voltar ao comando da I Liga portuguesa de futebol, à 14.ª jornada. Cinco dias depois do desaire caseiro com o Atlético de Madrid (1-3), que custou o adeus à Liga dos Campeões, o ‘onze’ de Sérgio Conceição procura o nono triunfo consecutivo na prova e o sétimo em outros tantos jogos no Dragão. A formação ‘azul e branca’ caiu no sábado, provisoriamente, para o segundo lugar da prova, face ao triunfo caseiro do campeão Sporting, que passou a contar mais três pontos. Por seu lado, o Sporting de Braga também chega ao Dragão após uma frustração europeia, um empate caseiro com o Estrela Vermelha (1-1) que impediu o apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa, relegando a equipa para o play-off. No campeonato, os ‘arsenalistas’ tentam reforçar o quarto lugar, numa primeira volta em que já perderam os embates face aos outros ‘grandes’: 1-2 na receção ao Sporting e 1-6 na Luz.