Chuva de estrelas
Edição por Rita Sousa Vieira
E vão mais cinco! O Guia Michelin Espanha e Portugal 2022 distinguiu esta terça-feira cinco restaurantes portugueses com a estrela mais famosa da gastronomia.
Os restaurantes A Ver Tavira, de Luís Brito; Al Sud, em Lagos, de Louis Anjos; Cura, em Lisboa, de Pedro Pena Bastos; o Esporão, em Reguengos de Monsaraz, de Carlos Teixeira; Vila Foz, no Porto, de Arnaldo Azevedo foram distinguidos com uma estrela Michelin.
Além destas novidades, em 2022, Portugal mantém todas as distinções anteriores e continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima. O país passa assim a contar com sete restaurantes com duas estrelas e 26 com uma estrela Michelin. Veja a lista completa aqui.
Portugal conquistou também as primeiras ‘estrelas verdes’, com a sua atribuição ao restaurante Esporão - que também recebem uma 'estrela' - e Il Gallo D'Oro, no Funchal, de Benoît Sinthon.
A 'estrela verde', concedida pelo segundo ano, reconhece restaurantes e 'chefs' que estão particularmente empenhados em defender o ambiente e distingue restaurantes “cujo destacado compromisso com a gastronomia sustentável, combinado com uma forte identidade culinária, cria experiências gastronómicas especialmente inspiradoras para os gourmets”.
O que significam as estrelas?
A Michelin lança todos os anos um guia no qual distingue os restaurantes que os inspetores, de forma anónima, avaliam como os melhores, atribuindo uma, duas ou três estrelas.
No sistema de medições do Guia Michelin:
No total, a seleção de 2022 do Guia Michelin ibérico inclui 1.362 restaurantes de Espanha, Portugal e Principado de Andorra, entre os quais 11 têm três estrelas, 40 com duas estrelas e 211 com uma estrela.
O exemplo da Leonor Xavier fica connosco e, se tudo correr bem, talvez possamos aprender com isso. Continuar a ler