Edição por Abílio dos Reis
Um confinamento pouco confinado
- Ao vasculhar o mundo das notícias, a ideia que fica do primeiro dia do novo confinamento é que houve algumas nuances do velho confinamento, mas nem tanto como se calhar seria de esperar. Tanto que Lisboa e Porto estiveram longe das cidades fantasma de março e abril de 2020.
- Seria de esperar que assim fosse? Um bocadinho. Afinal, o facto de as escolas estarem abertas faz logo deste um confinamento diferente em termos de mobilidade — o corpo estudantil, por exemplo, dá robustez ao corpo dos transportes públicos. Depois, há ainda uma lista de 52 exceções e outro factor a ter em conta: há portugueses que saíram na sexta-feira para preparar a próxima semana para então, sim, recolher.
- Apesar dos apelos do primeiro-ministro para que os portugueses seguissem a regra ("ficar em casa") e não se concentrassem nas exceções para contornar as restrições, parece que nem todos fixaram as palavras de António Costa. Uns para acalentar vaidade, outros pela necessidade de fazer face à vida — e às despesas que não confinam.
- Numa reportagem deste sábado do Expresso, é possível saber que há quem fosse cortar o cabelo mesmo sabendo que não o devia de fazer e que era proibido. Leitura adentro, quando se dá por ela, depois do primeiro cliente, dá-se o segundo. No fim, numa manhã, ficamos informados de que foram cinco que saíram com novo look de um cabeleireiro. Um padre incluído.
- O governo diz que não se deve fazer, a racionalidade à maioria das pessoas também. Nem que seja porque se é para estar confinado em casa — enquanto fazemos figas para que a Netflix e companhia não falhem — podemos andar despenteados. No entanto, para quem o corte significa dinheiro e pão na mesa a conversa é diferente. É um pau de dois bicos. Há uma sensatez que é preciso ter em conta.
Mundial de Andebol: Round 2
- A seleção portuguesa de andebol procura hoje, frente a Marrocos, a segunda vitória no Mundial2021, no Egito, e garantir a qualificação para a segunda fase, depois do triunfo na estreia sobre a Islândia, por 25-23.
- Depois de vencer o adversário teoricamente mais difícil no grupo F, a seleção portuguesa mede forças com Marrocos, que vem de uma derrota pela margem mínima com a Argélia (24-23) e que, se somar novo desaire, fica em posição muito difícil para se apurar.
- Portugal lidera o grupo F da fase preliminar, com os mesmos dois pontos da Argélia, segunda colocada. Marrocos é terceiro e a Islândia quarta, ainda sem pontuar. Passam à fase seguinte os três primeiros, com os pontos somados nos jogos entre si.
Os três primeiros tropeçaram em empates. Irão os Guerreiros do Minho aproveitar?
- O Sporting de Braga procura hoje aproximar-se do pódio da I Liga portuguesa de futebol no campo de um surpreendente Paços de Ferreira, que está na luta pelo acesso às competições europeias, na 14.ª jornada.
- Na Mata Real, esta temporada, para já apenas o Sporting conseguiu chegar à vitória, embora seja um terreno de boa memória para o Sporting de Braga, com goleadas nas últimas três vezes que lá atuou (5-1 em dois jogos e 4-1 em outro).
- O Paços de Ferreira, que não perde há quatro jogos para a I Liga, tendo mesmo vencido os dois últimos, está no quinto lugar, a cinco pontos do Sporting de Braga, e tem apenas dois de vantagem sobre Vitória de Guimarães, sexto, que também hoje recebe o Farense.
- O Paços de Ferreira-Sporting de Braga está agendado para as 15:30, enquanto o Vitória de Guimarães–Farense tem início marcado para as 18:00.