Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 27 ago 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Contingência, a possibilidade de algo acontecer

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Contingência

1. Qualidade de contingente
2. Facto possível, mas incerto = Eventualidade
3. Possibilidade de algo acontecer

É, provavelmente, a palavra do dia de hoje. O dicionário dá-nos algumas pistas quanto ao que significa o anúncio que foi ouvido estar tarde, depois do Conselho de Ministros: Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, veio dizer que, a partir de dia 15 de setembro, todo o país entra em estado de contingência — até lá, só a Área Metropolitana de Lisboa se mantém assim e o restante território de Portugal continental está em estado de alerta.

"Para a quinzena que se inicia a 1 de setembro, mantém-se exatamente as mesmas medidas que tínhamos até aqui — e isto acontece porque os números estão estáveis, a resposta do SNS está controlada e a capacidade de testes tem vindo a aumentar —, mas decidimos desde já que a partir de 15 de setembro o país estará em estado de contingência com um conjunto de medidas para preparar o outono e o inverno e que serão apresentadas na semana que se inicia a 7 de setembro", começou por referir.

Desta forma, o país passa do estado de alerta para o patamar seguinte, um patamar intermédio. E porquê esta alteração? Para que seja possível "definir as medidas que precisamos de organizar em cada área para preparar o regresso às aulas e o regresso de muitos portugueses ao seu local de trabalho", explicou.

Mas recordemos os três estados, previstos de acordo com a Lei de Bases: alerta, contingência ou calamidade. Em qualquer um deles, o objetivo é agir perante uma catástrofe ou acidente grave, considerando que, face à sua intensidade, o Estado é forçado a apontar medidas de carácter excecional.

Traduzindo por miúdos, o estado de alerta diz respeito a uma situação menos grave, com cenários de menor risco; o estado de contingência — que agora volta a interessar a todo o país — reconhece a necessidade de serem criadas medidas preventivas e/ou de reação, sem que haja garantias de uma situação agravada; e o estado de calamidade é o único que prevê limites que podem ir da circulação à permanência de pessoas em determinado local, entre outros pormenores. E, para qualquer um deles, convém referir que estão previstas consequências em caso de desobediência.

E como vai ser a partir de 15 de setembro? Ainda não há medidas em concreto, mas a decisão baseia-se no que está a acontecer nos outros países, ao nível da pandemia — pela Europa, os casos estão novamente a aumentar. Em jeito de sossego (mas que não permite abrandar a atenção), a ministra garantiu que, por cá, "não estamos perante um deteriorar da situação" e que ainda "é cedo" para tirar conclusões sobre um agravamento da situação pandémica no futuro".

Para já, pode dizer-se que, esta quinzena, houve "uma tendência de estabilização dos números nas várias regiões, tendo a região de Lisboa consolidado a tendência decrescente".

Além disso, verifica-se, "desde o início de julho, a tendência de constante redução dos internados em enfermaria, bem como em unidades de cuidados intensivos", o que nos diz que "o SNS tem neste momento condições de resposta a esta pandemia", garantiu a ministra.

No fundo, o país está agora a dar um passo atrás para não ser apanhado desprevenido — e dar depois dois à frente, se possível. É, portanto, o levar à letra o sentido da palavra contingência: a possibilidade de algo acontecer. E, por isso, há que ter tudo organizado.

 
 
Guilherme Duarte
 
 

Um senhor de cabelo lambido refilou comigo por achar que eu não estava a respeitar o distanciamento social. Andamos todos muito nervosos e só vemos os defeitos nos outros. Continuar a ler

 
 
 
Feira do Livro de Lisboa. Um guia de como irá funcionar a segunda maior edição de sempre – adaptada à pandemia
 
 

Vida

 

A Feira do Livro de Lisboa é tradição. A 90ª edição arranca esta quinta-feira, 27 de agosto, e termina a 13 de setembro. A circulação no recinto, as sessões de autógrafos e mesmo o folhear um livro – são tudo preocupações da organização e dos visitantes. Este ano há atividades ao ar livre, mais espaço para circular, dispensadores de álcool gel e a máscara é obrigatória. A Hora H mantém-se.

 
 
 
Marcelo avisa: "Em cima da crise da saúde e da crise económica uma crise política, era a aventura total"
 
 

Economia

 

O Presidente da República pediu hoje diálogo para a viabilização do Orçamento do Estado para 2021, que considerou um instrumento fundamental para a aplicação dos fundos europeus, e avisou que não vai alinhar em crises políticas.

 
 
 
Covid-19: OMS alerta que adquirir imunidade de grupo de forma natural é uma solução muito perigosa
 
 

Atualidade

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje que atingir a imunidade de grupo de forma natural contra a covid-19 seria uma solução muito perigosa para conter a pandemia, uma vez que implicaria a morte de muitas pessoas.

 
 
 
Autor de massacre na Nova Zelândia condenado a prisão perpétua
 
 

Atualidade

 

O autor do massacre de 51 muçulmanos num ataque em duas mesquitas na Nova Zelândia em 2019 foi condenado hoje a prisão perpétua sem direito a liberdade condicional, a primeira vez que a pena é aplicada no país.

 
 
 
Para Mike Pence, a violência nas ruas "deve parar". E avisa que Joe Biden, o "cavalo de Troia da esquerda radical", não trará segurança à nação
 
 

Atualidade

 

Ataques ao candidato presidencial democrata à presidência dos EUA e à esquerda radical, bem como a defesa intransigente da lei nas ruas, marcaram o terceiro dia da convenção republicana, que se centrou na figura do vice-presidente.

 
 
 
O Karma existe e acontece nesta semana
 
 

Vida

 

O SAPO24 guia-o no que pode fazer hoje e na próxima semana. Muitas razões para sair de casa — ou ficar, dependendo dos planos que faz.

 
 
 
Entre coragem e surpresas, o Brasileirão começa com um líder inesperado
 
 

Desporto

 

Este Brasileirão começa em ritmo de mudança. Começa diferente do que qualquer especialista poderia ter projetado quando agora olhamos para o topo da tabela. A ausência do Flamengo chama a atenção, assim como a presença do desacreditado Vasco da Gama. Um São Paulo em crise mas em terceiro. E um líder a superar as expectativas. Atos de coragem.

 
 
 
Tribunal confirma descida de Vitória de Setúbal, Portimonense fica na I Liga
 
 

Desporto

 

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) não deu provimento à província cautelar do Vitória. Isto significa que o Portimonense fica na I Liga, o Casa Pia assegura lugar na II e o Vitória desce ao Campeonato de Portugal.

 
 
 
Episódio 2: Como assim uma largada de touros se as festas estão proibidas? Assim, de bicicleta
 
 

Atualidade

 

Encontrámos esta história no início de julho, numa calma rua do Montijo que noutro ano estaria cheia de gente e coberta de terra. É assim normalmente durante as festas da cidade. Este ano, com a pandemia tudo foi diferente. Não houve música, nem procissão. Nem as habituais largadas de touros. Mas a tertúlia “O Aldeano” arranjou uma solução de consolo: uns cornos, muita fita-cola e uma bicicleta.