Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 13 jul 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Contrariar as probabilidades

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Portugal cumpre esta quarta-feira o seu segundo encontro no Grupo C da fase final do Europeu de futebol feminino, defrontando os Países Baixos, campeões em título, quatro dias depois da estreia com um empate ‘amargo’ face à Suíça.

Num agrupamento em que só os dois primeiros seguem para os quartos de final, o conjunto comandado por Francisco Neto vai tentar manter-se na corrida, novamente num jogo marcado para o Leigh Sports Village, em Wigan.

Portugal vai enfrentar a seleção quarta classificada do ‘ranking’ da FIFA, apenas atrás de Estados Unidos, Suécia e França, e vencedora da última edição da prova, em 2017, ano em que foi anfitriã e bateu na final a Dinamarca por 4-2.

As duas formações partem para a segunda jornada com um ponto, uma vez que Portugal somou uma igualdade a dois tentos com a Suíça, depois de chegar aos cinco minutos a perder por 2-0, e os Países Baixos empataram a um golo face à Suécia.

Nos últimos embates entre as duas formações, no apuramento para o Mundial de 2015, disputado no Canadá, Portugal foi goleado em casa pelas neerlandesas por 7-0, em 26 de outubro de 2013, e, um ano depois, em 13 de setembro de 2014, perdeu fora por 3-2.

No entanto, para o jogo de hoje há um fator a ter em conta, perante uma seleção das Quinas em "máxima força", os Países Baixos contam com várias ausências. Por ter testado positivo à covid-19, a avançada Vivianne Miedema, estrela da companhia, vai falhar o encontro. É o segundo caso confirmado na seleção neerlandesa depois de Jackie Groenen. Também a guarda-redes e capitã Sari van Veenendaal e a central Aniek Nouwen falham esta jornada por lesão.

 
 
 
 

Ainda sobre contrariar as probabilidades...

 
 

Hoje é o terceiro dia de situação de contingência em Portugal devido ao agravamento do risco de incêndio e às previsões de tempo quente, com previsões meteorológicas que apontam para temperaturas muito altas, acima dos 44º.

A manhã foi calma, com os principais incêndios a serem dados como dominados, mas o início da tarde esta a ser pontuado por reacendimentos, que são a grande preocupação das autoridades, numa altura em que o vento dificulta o combate às chamas.

À hora que escrevemos esta newsletter estão mais de três mil operacionais no terreno, apoiados por 30 meios aéreos. Como tem acontecido, o SAPO24 vai continuar a acompanhar a evolução da situação aqui.

 
 
Manuel Cardoso
 
 

Estou no Estados Unidos há dois meses e perdi uns quilos. Sim, sim, esqueçam a Depuralina e o jejum intermitente - a solução para um português perder peso é efetivamente apanhar um avião para a América. Continuar a ler