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Newsletter diária • 28 set 2022

 
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Do Porto a Lisboa é uma hora de distância

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Para sermos mais precisos, a nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa pretende ligar as duas principais cidades do país em apenas uma hora e 15 minutos no serviço direto.

Para isso, não terá paragens e será construída em três fases, estando a primeira — o troço entre Porto e Soure — prevista concluir até 2028. O segundo troço, entre Soure e Carregado, deve estar concluído até 2030. Já a terceira fase, entre Carregado e Lisboa, “será construída mais tarde”.

“Esta linha estará totalmente integrada com o resto da rede ferroviária nacional. As cidades [do Porto e de Lisboa] serão servidas nas estações centrais”, disse Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP).

Além do tempo recorde entre as duas cidades, Carlos Fernandes garantiu que estão previstas "múltiplas ligações" entre a linha de alta velocidade e o resto da rede ferroviária.

Quanto às estações centrais – em Lisboa e no Porto – Carlos Fernandes disse que estas serão servidas “sem ter de construir novos troços” porque “os comboios poderão usar ou a Linha do Norte ou a Linha do Oeste e servir as estações sem necessidade de novas construções”.

“Isto não será um eixo autónomo, um eixo independente, será um eixo totalmente integrado na rede ferroviária nacional”, referiu.

O responsável apontou como “grande benefício” da integração da linha de alta velocidade na linha ferroviária nacional “permitir que a construção desta nova linha se estenda ao resto do país”.

“Os benefícios não vão ficar limitados a Lisboa e Porto, ou às cidades intermédias, os benefícios vão-se estender”, frisou, dando exemplos de ganhos em tempos de ligação em cidades como Figueira da Foz, Guarda ou Santarém, bem como Braga ou Guimarães.

 
 
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