Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 26 dez 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Entre a esperança, o medo e a responsabilidade. A vacina já chegou a Portugal

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Primeiro lote de 9.750 vacinas chegou hoje a Portugal

  • O primeiro lote da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou hoje a Portugal e contempla 9.750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.
  • Os camiões refrigerados com as doses previstas para países da União Europeia (UE) saíram na quarta-feira de manhã da fábrica belga da farmacêutica norte-americana, situada em Puurs, no nordeste da Bélgica, sob fortes medidas de segurança, com dois veículos das forças policiais a escoltar cada um dos três veículos pesados depois do carregamento.
  • O início da vacinação no domingo será uma iniciativa comum aos Estados-membros da UE e ocorre na mesma semana em que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou segura a vacina da Pfizer-BioNTech, para a qual concedeu uma autorização “para uso de emergência”, num processo que avançou a uma velocidade inédita.
  • "Abre-se agora uma janela de esperança com uma vacina que se espera que, no próximo ano, nos ajude a combater a doença sem que nos esqueçamos que ainda estamos no início do inverno", referiu a ministra da Saúde, lembrando que "ainda há um combate muito difícil para fazer".
  • António Costa salientou o "extraordinário esforço da Ciência", mas lembrou que ainda "não saímos do túnel" e, portanto, "ainda é cedo para baixar a guarda".

O que deixou o temporal na Madeira

  • Os trabalhos de desobstrução das estradas que ficaram intransitáveis na Madeira, depois das fortes chuvas que deixaram isolada a freguesia de Ponta Delgada na sexta-feira, devem ser concluídos hoje.
  • A chuva intensa provocou derrocadas, inundações, arrastou carros e fez ruir uma casa, levando as autoridades, por precaução, a retirar 27 pessoas das suas casas em Ponta Delgada e Boaventura, freguesias do concelho de São Vicente.
  • O serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira disse que não houve danos pessoais, mas só hoje será possível avaliar a extensão dos estragos provocados pela chuva forte que afetou, em especial, o norte da ilha da Madeira.
  • As chuvas provocaram inundações nos concelhos de São Vicente e de Santana, sobretudo nas freguesias da Boaventura, Ponta Delgada e Arco de São Jorge.
 
 

Revista de imprensa: 2020 é "um ano para esquecer", mas as primeiras vacinas chegam hoje

 
 

Público:

- “José Gil: ‘Isto a que se chama apocalipse é pela primeira vez anunciado pela racionalidade científica’: Série 2020 Um ano para esquecer”

- “Ministério vai testar aprendizagens de 30 mil alunos no início do 2.º período”

- “Inundações: Chuva forte obriga a realojar 27 pessoas na Madeira”

- “Brexit: País e UE sem objeções ao acordo com o Reino Unido”

Jornal de Notícias:

- “Pandemia tira isenção de taxa moderadora a 211 mil utentes”

- “Negócios online que nasceram com a crise”

- “Abriram quatro supermercados por semana desde janeiro”

Diário de Notícias:

- “Discurso do primeiro-ministro. Na mensagem de Natal, António Costa agradece aos portugueses a disciplina, admite erros, olha para 2021 e diz que Portugal terá meios para combater a crise, a conjuntural e a estrutural”.

- “Caso Ihor. Médico que fez autópsia pode voltar a ser contratado por Instituto de Medicina Legal”

- “Argentina. Legalizar o aborto no país do Papa. Será que é agora?”

Correio da Manhã:

- “Luvas de barragem dão volta ao mundo [Justiça portuguesa segue rasto do dinheiro]”

- “Primeiro bebé do Natal é do Ribatejo”

- “28 mil condutores com licença TVDE”

A Bola:

- “Fintar o vazio - Retrato de um desporto com duas caras durante a pandemia”

- “Sporting. Nova estratégia para Paulinho”

- “FC Porto. Díaz supera James”

Record:

- “Coração de leão - Varandas e Amorim foram dar cor ao Natal de quem mais precisa”

- “Benfica. Raspanete de Luisão caiu mal”

O Jogo:

- “´As metas estão em aberto´[Ricardo Esgalo]”

- “Águias emprestadas quase não vão a jogo”


Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24


 
 
Covid-19: "Vou fazer a vacina não por receio de apanhar o vírus, mas porque a minha preocupação é proteger os meus doentes"
 
 

Atualidade

 

A vacina contra a covid-19 já está em Portugal e a campanha de vacinação arranca este domingo, 27 de dezembro. Os profissionais de saúde têm prioridade e, humanos que são, não escondem os seus receios. Obrigá-los a tomar a vacina seria possível, mas complexo ao nível dos direitos que a Constituição protege. Já obrigar a população geral seria ainda mais "difícil de justificar". Todavia, os enfermeiros com quem o SAPO24 falou defendem que há que dar o exemplo e proteger os doentes — porque o vírus pode fazer mais estragos que a vacina. A vacina "é a nossa janela de respiração, caso contrário não vamos sair disto tão depressa".