Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 29 jan 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Estas novas regras são velhas conhecidas. Porque o combate ao vírus "é para levar a sério"

 
 

Edição por Abílio dos Reis

As regras para os próximos 15 dias são as mesmas que já estão em vigor — a começar pela proibição de circulação nos concelhos já neste fim de semana

  • O Concelho de Ministros esteve ontem reunido para rever as regras do combate à pandemia e coube à Ministra da Presidência, Mariana da Silva, a tarefa de informar os portugueses das alterações às restrições em vigor para diminuir o crescente número de contágios do vírus que provoca a covid-19. Ou, melhor, para comunicar que, na verdade, ao nível das regras a cumprir, fica quase tudo na mesma. (Recorde os principais pontos da conversa sobre as escolas, fronteiras e SNS aqui.)
  • "Não há nenhum alívio de medidas e há todas as razões para que todos levem muito a sério as medidas que estão em vigor e as cumpram criteriosamente todos os dias, mesmo sabendo que todos estamos muito cansados destas restrições e sabemos como elas implicam com a vida de todos nós", disse Mariana Vieira da Silva.
  • Com tantas alterações é normal que se perca no meio de tanta informação, mas pode relembrar quais são as regras aqui. No entanto, de forma sumária, continuará em vigor o dever geral de recolhimento domiciliário, em que "a regra é ficar em casa", salvo deslocações autorizadas, nomeadamente para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais quando não é possível o teletrabalho (que é obrigatório sempre que as funções em causa o permitam, sem necessidade de acordo das partes) e a prática de atividade física e desportiva ao ar livre, entre outras restrições.

Presidente da República avisa: restrições podem durar até ao verão

  • O presidente da República deixou ontem o alerta ao país: "o que fizermos até março determinará o que vai ser a primavera, o verão e quem sabe se o outono". Ao Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu a possibilidade de prolongar o estado o estado de emergência até ao verão.
  • "Não vale a pena esconder a realidade, fazer de conta, iludir a situação porque essa situação é mesmo a pior que vivemos desde março do ano passado", salientou na quinta-feira o Chefe de Estado a partir do Palácio de Belém, em Lisboa. Ao Semanário relembrou que o "Presidente é o mesmo, mas as situações vão mudando". Parece que deixou um aviso tanto ao Governo como aos portugueses.

Missão: Jamor. FC Porto em Barcelos, SC Braga recebe açorianos 

  • O FC Porto, atual detentor do título, desloca-se hoje ao terreno do Gil Vicente, enquanto o Sporting de Braga recebe o Santa Clara, nos dois jogos que encerram os quartos de final da Taça de Portugal de futebol.
  • Em Barcelos, o FC Porto, que procura a segunda Taça de Portugal consecutiva (tem 17 ao todo) e a terceira presença seguida na final, vai tentar o acesso às meias-finais no encontro marcado para as 20:45.
  • Pouco antes, às 19:45, o Sporting de Braga, que esta temporada já foi finalista da Taça da Liga, joga no Minho com o Santa Clara, com os açorianos a tentarem fazer história na Taça de Portugal, num terreno em que já venceram esta época, logo na segunda jornada da I Liga (1-0).
 
 
 
 

 
 

A proibição bizarra do ensino online não tem nada a ver com desigualdade social e serve apenas para tentar esconder a incompetência do governo. No meu tempo chamava-se a isto desculpas de mau pagador. E o meu tempo é agora. Continuar a ler

 
 
 
 
 

 
 

Falei com um negacionista da covid. Tivemos uma conversa onde debatemos vários pontos e ficámos a saber um pouco mais sobre a lógica e capacidade cognitiva destas pessoas. Continuar a ler

 
 
 
 
 

 
 

Tenho 27 anos. A minha geração está a atravessar a segunda crise em menos de 10 anos, num momento em que ainda tentava recompor-se da primeira. Continuar a ler