Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 15 dez 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Eduardo Cabrita ouvido sem fronteiras pela falta de serviço

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Eduardo Cabrita ouvido no Parlamento sobre a morte do cidadão ucraniano à guarda do SEF

  • O ministro da Administração Interna vai hoje ser ouvido no Parlamento sobre o caso da morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, há nove meses, nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa.
  • Nove meses depois do alegado homicídio perpetrado por três inspetores do SEF, já acusados pelo Ministério Público, com a alegada cumplicidade de outros 12 inspetores, a diretora do SEF, Cristina Gatões, demitiu-se após alguns partidos da oposição terem exigido consequências políticas deste caso. Gatões tinha dito em novembro que a morte do ucraniano foi o resultado de "uma situação de tortura evidente".
  • O processo esteve no domingo no centro de uma polémica entre o diretor nacional da PSP e Eduardo Cabrita, depois de o responsável da força policial ter admitido que está a ser trabalhada a fusão da PSP com o SEF. Após as declarações de Magina da Silva, no final de um encontro com o Presidente da República, o ministro respondeu que a reforma do SEF será anunciada "de forma adequada" pelo Governo "e não por um diretor de Polícia".

Conselho de Estado discute presidência portuguesa da UE

  • O Conselho de Estado reúne-se hoje, por videoconferência, com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, como convidado, tendo na agenda a presidência portuguesa da União Europeia.
  • Portugal assumirá a presidência rotativa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021, sucedendo à Alemanha. Recorde-se que na anterior reunião do Conselho de Estado, e a única presencial neste período de pandemia de covid-19, no dia 29 de setembro, no Palácio da Cidadela, em Cascais, teve como tema a União Europeia e contou com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como convidada.

Contribuintes têm até hoje para efetuar terceiro pagamento por conta do IRC

  • A data para os contribuintes efetuarem o terceiro (e para muitos o único) pagamento por conta do IRC termina hoje, data limite para a emissão da certificação da limitação do primeiro e segundo destes pagamentos.
  • Perante a quebra de faturação devido à pandemia de covid-19, foi criado um regime excecional que permitiu às empresas suspender o primeiro e o segundo pagamentos por conta do IRC e acertar as contas no terceiro, sem ficarem sujeitas a quaisquer penalidades.
  • Habitualmente, as empresas fazem três pagamentos por conta do IRC (até 31 de julho, até 30 de setembro e até 15 de dezembro), ou seja, procedem a um adiamento do imposto, sendo este calculado com base no IRC do período de tributação anterior.

Sporting e Mafra inauguram nova edição da Taça da Liga

  • O Sporting recebe hoje o Mafra, da II Liga, no arranque da edição 2020/21 da Taça da Liga de futebol, que esta temporada se disputa com um formato encurtado, devido à pandemia de covid-19. Com menos espaço no calendário, será disputada apenas por oito equipas, as seis primeiras da I Liga e as duas primeiras da II Liga no final de novembro.
  • No primeiro encontro dos quartos de final, o Sporting, líder isolado da I Liga e ainda sem qualquer derrota nas competições internas, recebe o Mafra, que caiu para a quarta posição da II Liga.
  • Na quarta-feira, entram em ação FC Porto e Benfica, frente a Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, respetivamente, com o detentor do troféu, o Sporting de Braga, a receber o Estoril Praia, líder da II Liga, na quinta-feira.
 
 

Revista de Imprensa: Estrelas Michelin e a confirmação da vitória de Joe Biden

 
 

Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24


Público:

- “SEF: Há mais uma queixa de abusos sobre imigrantes”

- “Banca: KPMG diz que avisou Banco de Portugal sobre buraco do BES”

- “Estados Unidos: Colégio Eleitoral confirma vitória de Joe Biden e ‘enterra’ Trump”

Jornal de Notícias:

- “Enfermeiros covid passam precários no acesso aos quadros”

- “Restauração: Ljubomir ganha uma estrela na constelação Michelin”

Jornal i:

- “Mário Centeno garante que portugueses não vão perder rendimentos com a crise”

- “John le Carré: O génio literário que seguiu a mentira até ao fim”

- “CDS: Conselho nacional ampliou divisões internas e obrigou a defesa da honra”

Negócios:

- "Arrendamento dispara com crise no turismo"

- "André Ventura, candidato às eleições presidenciais: ‘Entrada num Governo do PSD? Só com um ‘entendimento escrito’”

Correio da Manhã:

- “Pandemia: Centros de saúde já escolhem doentes para vacina”

- “Matou polícia: Guarda prisional preso por conduzir embriagado”

- “Contribuintes pagam: Bancos levaram mais de 20 mil milhões”

O Jogo:

- “Amarrar Otávio vira prioridade: Depois de Sérgio Oliveira, FC Porto coloca o foco na renovação do brasileiro”

- “FC Porto: Zaidu a cem por cento para o Benfica”

- “Boavista: ‘Tinha de vir’, Jesualdo recorda saída em 2006 para explicar regresso ao Bessa”

Record:

- “Sorteios da UEFA: Ronaldo vai ao dragão: FC Porto-Juventus na Liga dos Campeões”

- “CR7 na melhor equipa da história: Eleito pela France Football”

- “Liga Europa: Regressos de Paulo Fonseca e David Luiz”

A Bola:

- “Sporting: Yaremchuk na lista para o ataque”

- “FC Porto: Pepe à beira do regresso”

- “Taça de Portugal: Guerreiros seguem em frente a toda a velocidade”

 
 
Francisco Sena Santos
 
 

A vacina para este coronavírus traz a esperança de que a euforia da normalidade irrompa no ano que está quase a entrar, embora a viragem aconteça talvez só lá mais para a alta primavera. É também o melhor estímulo para a presidência Biden que hoje fica registada com a certificação de resultados em cada um dos 50 estados e que entra em funções daqui a 36 dias. Continuar a ler

 
 
 
15 de dezembro. Horários e restrições a ter em conta esta terça-feira
 
 

Atualidade

 

O novo período do estado de emergência em Portugal, que vigora até 23 de dezembro, iniciou-se a 9 de dezembro, com um total de 113 concelhos do continente em risco de transmissão de covid-19 extremamente elevado ou muito elevado. Não se perca, estas são as medidas e restrições.

 
 
 
Tempo: Vento, chuva, neve e agitação marítima. Aviso amarelo para vários distritos
 
 

Atualidade

 

Vários distritos de Portugal continental vão estar hoje e na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, agitação marítima, chuva e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 
 
 
Portugal passa a ter mais duas estrelas Michelin. 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic, é um dos restaurantes estreantes
 
 

Vida

 

Portugal passou a ter 35 estrelas Michelin, sendo que os restaurantes lisboetas ‘100 Maneiras’ e ‘Eneko Lisboa’ foram distinguidos com uma estrela, enquanto o ‘São Gabriel’ (Almancil) perdeu a que detinha, por ter fechado no final de 2019. As novidades foram dadas numa gala totalmente digital por força da pandemia da covid-19.