Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 07 fev 2025

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Foi assim a detenção dos fugitivos de Vale de Judeus em Espanha

 
 

Edição por Alexandra Antunes

A PJ e a polícia espanhola deram esta manhã mais informações sobre a detenção dos últimos dois fugitivos de Vale de Judeus, que aconteceu ontem em Alicante.

Este é o resumo do que se sabe:

  • As autoridades portuguesas e espanholas começaram a cooperação um mês após a fuga de Vale de Judeus, para identificar qualquer presença em território espanhol;
  •  Os dois fugitivos apanhados ontem trabalhavam entre Málaga e Alicante. No momento da detenção estavam numa oficina;
  • Tinham identidades e matrículas falsas. Estavam também na posse de 50 mil euros e armas;
  • Apresentaram comportamentos violentos e resistiram às autoridades no momento da detenção;
  • Rodolfo Lohrman, cidadão argentino, está a ser visto como o "cérebro da operação";
  •  Os evadidos agora capturados "aguardam extradição para Portugal";
  • A detenção dos dois fugitivos em simultâneo foi uma "surpresa" para a PJ, que não contava que estivessem juntos;
  • Foi divulgado o vídeo que mostra o momento da detenção. Pode vê-lo aqui.

Os cinco fugitivos

Rodolfo Lohrman, cidadão argentino, de 59 anos, e Mark Roscaleer, britânico, de 35, os últimos dois de cinco reclusos que tinham fugido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, no distrito de Lisboa, foram ontem capturados em Alicante, Espanha.

Além de Rodolfo Lohrman e Mark Roscaleer, tinham fugido em 7 de setembro de 2024 do da prisão de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho da Azambuja, os portugueses Fábio Loureiro e Fernando Ribeiro Ferreira e o georgiano Shergili Farjiani.

Fábio Loureiro, de 33 anos, foi capturado em 7 de outubro em Tânger, Marrocos, e aguarda extradição para continuar a cumprir a pena de 25 anos a que tinha sido condenado.

Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, e condenado a 24 anos de prisão, foi detido numa casa numa pequena localidade do concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real.

Shergili Farjiani, de 40 anos, a quem fora aplicada uma pena de sete anos, foi capturado em Itália em 10 de dezembro de 2024.

 
 
 
 
 

 
 

Fogo é lar e calor, tem princípio e fim. O incêndio não tem princípio, nem fim e não está restrito a um espaço. Este é o ponto de partida para este episódio onde se fala de um tema quente... os incêndios florestais.