Passe Ferroviário Verde: viajar de comboio por apenas 20 euros mensais
Edição por Ana Damázio
Está em vigor o Passe Ferroviário Verde, para residentes no país, nos serviços CP Intercidades (2.ª classe), Regionais, InterRegionais (2.ª classe), todos os Urbanos de Coimbra e Urbanos de Lisboa e Porto fora das áreas metropolitanas.
O passe não é, por isso, válido na 1.ª classe dos serviços CP Intercidades e InterRegionais, nem no Alfa Pendular ou Internacional Celta.
Para viajar nos comboios Intercidades com este passe, é necessário reservar lugar com uma antecedência máxima de 24 horas nas bilheteiras da CP ou nas máquinas de venda automática em Lisboa. Por dia, e sem qualquer custo extra, podem ser reservados lugares para duas viagens distintas.
Este passe tem o valor de 20 euros para 30 dias consecutivos de utilização, mas também pode ser adquirido para 60 e 90 dias consecutivos, por 40 e 60 euros, respetivamente, e é carregado no Cartão CP que, segundo o site da empresa, tem um custo de seis euros (três euros para estudantes).
A CP vai ser compensada em 18,9 milhões de euros anuais, via contrato de serviço público com o Estado, pela perda de receita que vai ter com a entrada em vigor deste passe.
Segundo o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a empresa "será ressarcida até ao último cêntimo do que hipoteticamente poderá vir a perder".
"Até pode ganhar se aumentarmos a base de pagantes, até podemos reequilibrar as contas", acrescentou hoje o governante em declarações aos jornalistas na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
Não se celebra a morte de alguém, mesmo que seja a de um cruel criminoso, como é o caso de Yahya Sinwar, eliminado após 375 dias encoberto nos túneis de Gaza. A morte deste mais recente chefe político e militar do Hamas poderia ser uma oportunidade para mudar o curso da guerra e da tragédia que é a questão palestiniana. Incita ao abrir da porta para a paragem das ações militares, para a libertação dos reféns, e para o início de um caminho negocial sério. Infelizmente, é improvável que essa via seja explorada pelo governo de Netanyahu, que segue refém de criaturas ainda mais radicais como os ministros Ben Gvir (Segurança Interna) e Smotrich (Finanças), que recusam qualquer perspetiva de diálogo, apenas querem o esmagamento do adversário. Continuar a ler
A morte faz parte do ciclo da vida. Se é, por si só, um conceito complexo, como é quando uma criança o tenta compreender? Adequando à idade, responda abertamente às questões da criança sobre a morte, não evite o tema e seja honesto. Continuar a ler
Vida