Kit de boas-vindas ao Algarve: um guia turístico, um folheto covid, duas máscaras e álcool-gel
Por Inês F. Alves
De acordo com o último relatório a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, foram notificadas 5.665 reações adversas, a maior parte (72,9%) referentes à vacina da Pfizer/BioNtech, com 4.129 casos, seguindo-se a da AstraZeneca (Vaxzevria), com 1.234, e a da Moderna, com 302. O Infarmed sublinha, contudo, que "as reações adversas (RAM) notificadas não têm necessariamente uma relação causal com a vacina administrada".
No total de 4.655.370 doses administradas, o Infarmed registou 35 notificações de casos de morte em idosos com outras comorbilidades e em que não está demonstrada a relação causal com a vacina administrada.
A maioria das reações notificadas ao Infarmed foram registadas em mulheres e, por faixas etárias, aquela que mais notificações tem é a dos 30 aos 49 anos.
As reações mais notificadas referem-se a casos de dores musculares(2.620), dores de cabeça (1.717), febre (1.566), fadiga (965), náuseas (672) ou tremores (587).
A carga cada vez mais pesada de bombas israelitas sobre o Hamas é um provável indicador de que o cessar-fogo nesta insensata guerra pode estar próximo. Mas o cessar-fogo não é a paz, e tudo está por fazer para evitar novos confrontos. Um dos dados novos destes dez dias de guerra é o regresso da questão da Palestina à agenda internacional. Continuar a ler
Vida
A Eurovisão está de volta, depois de uma pausa histórica. Considerado um dos maiores espetáculos televisivos do mundo, é também um desafio em termos de logística em tempos de pandemia. Ainda se recorda daquele 13 de maio de 2017? Pois bem, 39 países disputam em Roterdão por aquilo que os portugueses sentiram nesse dia. Este é o guia para que não se perca. E que o amor esteja do nosso lado, como cantam os Black Mamba.