Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 18 mai 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Kit de boas-vindas ao Algarve: um guia turístico, um folheto covid, duas máscaras e álcool-gel

 
 

Por Inês F. Alves

  • Desde ontem que as viagens de e para o Reino Unido são permitidas, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores. Assim, ao aeroporto de Faro chegaram esta segunda-feira 17 voos com 5.500 passageiros vindos de Terras de Sua Majestade. Welcome to Portugal!
  • Tiveram "quase um tratamento de estrela, com todas as televisões presentes", conta João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) ao SAPO24.
  • O Kit de boas-vindas, porém, é suis generis: um guia turístico, duas máscaras e álcool-gel. "As nossas ofertas pretendiam passar duas mensagens: uma primeira, de boas-vindas, com um guia turístico para dar a conhecer o que há de melhor na região; mas também uma outra, com um kit com duas máscaras e um álcool-gel, para lembrar que é preciso uma atitude preventiva e responsável".
  • No mesmo sentido, informa o Ministério da Administração Interna, todos os passageiros que chegam a Portugal por via aérea estão a receber folhetos (em português e inglês) com informações sobre as regras a cumprir no âmbito da pandemia de covid-19, como a proibição de consumo de álcool em espaços públicos, os horários de espetáculos, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, assim como a necessidade de lavar frequentemente as mãos e manter o distanciamento físico e usar máscara.
  •  A pompa e circunstância na receção de turistas é fácil de perceber. Afinal, o Algarve "depende do turismo e esse turismo tem 75% de procura externa", sendo o mercado britânico "o mais expressivo na região", recorda João Fernandes. A região "tem estado praticamente parada, com altos níveis de desemprego" por causa da pandemia.
  • A expectativa, diz, é que que os números de voos "andem mais ao menos no mesmo nível ao longo da semana e depois, na semana seguinte, como se inicia o período intermédio de férias dos britânicos — que começa no dia 24 e acaba no dia 6 de junho — é esperada uma intensificação desses voos e, naturalmente, da chegada de britânicos a Portugal".

Registadas mais de 5.660 suspeitas de reações adversas à vacina contra a covid-19 em Portugal

  • Mais de 5.660 suspeitas de reações adversas à vacina contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 35 casos de morte comunicados em idosos com várias doenças, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.
  • De acordo com o último relatório a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, foram notificadas 5.665 reações adversas, a maior parte (72,9%) referentes à vacina da Pfizer/BioNtech, com 4.129 casos, seguindo-se a da AstraZeneca (Vaxzevria), com 1.234, e a da Moderna, com 302. O Infarmed sublinha, contudo, que "as reações adversas (RAM) notificadas não têm necessariamente uma relação causal com a vacina administrada".

  • No total de 4.655.370 doses administradas, o Infarmed registou 35 notificações de casos de morte em idosos com outras comorbilidades e em que não está demonstrada a relação causal com a vacina administrada.

  • A maioria das reações notificadas ao Infarmed foram registadas em mulheres e, por faixas etárias, aquela que mais notificações tem é a dos 30 aos 49 anos.

  • As reações mais notificadas referem-se a casos de dores musculares(2.620), dores de cabeça (1.717), febre (1.566), fadiga (965), náuseas (672) ou tremores (587).

  • Para ler na íntegra aqui.
 
 
 
 

 
 

A carga cada vez mais pesada de bombas israelitas sobre o Hamas é um provável indicador de que o cessar-fogo nesta insensata guerra pode estar próximo. Mas o cessar-fogo não é a paz, e tudo está por fazer para evitar novos confrontos. Um dos dados novos destes dez dias de guerra é o regresso da questão da Palestina à agenda internacional. Continuar a ler

 
 
 
Quem vai ganhar a Eurovisão? Aqui pode não encontrar essa resposta, mas outras sim
 
 

Vida

 

A Eurovisão está de volta, depois de uma pausa histórica. Considerado um dos maiores espetáculos televisivos do mundo, é também um desafio em termos de logística em tempos de pandemia. Ainda se recorda daquele 13 de maio de 2017? Pois bem, 39 países disputam em Roterdão por aquilo que os portugueses sentiram nesse dia. Este é o guia para que não se perca. E que o amor esteja do nosso lado, como cantam os Black Mamba.