Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 08 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Missão cumprida, até Paris2024

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Os objetivos do Comité Olímpico de Portugal (COP) para Tóquio2020 foram “plenamente atingidos”, segundo o presidente do organismo, José Manuel Constantino, ambicionando que esse “êxito” ajude ao desenvolvimento do desporto nacional. Se dúvidas houvesse, era fazer as contas. Ora vejamos:

  • O contrato programado com o Estado previa que, a troco de 18,5 milhões de euros para a preparação, fossem atingidas um mínimo de duas posições de pódio — Portugal conquistou quatro.
  • Foi também fixada a meta de 12 diplomas (classificações até à oitava posição) — foram alcançadas 15, “incluindo as de pódio”. E também foram estabelecidos 26 desportistas nos 16 primeiros lugares — o a marca obtida chegou aos 36.
  • Por sua vez, foi estabelecido o aumento da pontuação de resultados obtidos nas classificações nos oito primeiros em mais de 40 pontos — foram conseguidos 55.
  • Por fim, registam-se ainda três recordes nacionais e cinco pessoais, as 17 melhores marcas da comitiva em Jogos Olímpicos e as 26 melhores classificações no maior acontecimento desportivo mundial.

Apontados os resultados desta edição dos Jogos Olímpicos — a missão mais bem-sucedida de sempre —, resta pensar nos próximos e no que se pode fazer até lá pelo desporto nacional. “Esperamos que este esforço dos nossos atletas, das federações, das modalidades, do COP possa ter ganhos do ponto de vista da concentração de apoios, recursos e medidas que ajudem ao desenvolvimento do desporto nacional. E que possam ser um sinal para a sociedade portuguesa de que temos, no contexto do sistema desportivo internacional, valor e competitividade que jamais tinha sido alcançada”, assinalou José Manuel Constantino.

Daqui a mais umas horas, ao meio-dia, é a vez do campeão do triplo salto Pedro Pichardo ser o porta-estandarte na cerimónia de encerramento de Tóquio2020, depois de conquistar a quinta medalha de ouro para Portugal em Jogos Olímpicos. Missão cumprida, até Paris2024.