Missão cumprida, até Paris2024
Edição por Alexandra Antunes
Os objetivos do Comité Olímpico de Portugal (COP) para Tóquio2020 foram “plenamente atingidos”, segundo o presidente do organismo, José Manuel Constantino, ambicionando que esse “êxito” ajude ao desenvolvimento do desporto nacional. Se dúvidas houvesse, era fazer as contas. Ora vejamos:
Apontados os resultados desta edição dos Jogos Olímpicos — a missão mais bem-sucedida de sempre —, resta pensar nos próximos e no que se pode fazer até lá pelo desporto nacional. “Esperamos que este esforço dos nossos atletas, das federações, das modalidades, do COP possa ter ganhos do ponto de vista da concentração de apoios, recursos e medidas que ajudem ao desenvolvimento do desporto nacional. E que possam ser um sinal para a sociedade portuguesa de que temos, no contexto do sistema desportivo internacional, valor e competitividade que jamais tinha sido alcançada”, assinalou José Manuel Constantino.
Daqui a mais umas horas, ao meio-dia, é a vez do campeão do triplo salto Pedro Pichardo ser o porta-estandarte na cerimónia de encerramento de Tóquio2020, depois de conquistar a quinta medalha de ouro para Portugal em Jogos Olímpicos. Missão cumprida, até Paris2024.