Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 20 dez 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Natal sem surpresas no sapatinho

 
 

Edição por Rita Sousa Vieira

Faltam poucos dias para o Natal. Já comprou todas as prendas? De acordo com um estudo realizado pelo IPAM Porto, os portugueses preveem gastar menos 5,2% este Natal, face a 2021, e um quarto afirma que não vai comprar presentes.

E o bacalhau, já está de molho? O preço do fiel amigo subiu quase dois euros por quilo, mas o consumo vai manter-se o mesmo no Natal (quem o diz é o Conselho Norueguês dos Produtos do Mar). Assim, vão continuar a ser consumidas entre quatro a cinco toneladas de bacalhau na véspera de Natal.

E vai viajar nesta quadra? Cuidado.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária apelou a todos os portugueses para que adotem, durante a época de Natal e Ano Novo, "comportamentos seguros" na estrada ao viajarem "sem pressa, sem álcool e sem telemóvel".

Dependendo da sua profissão, pode antecipar a viagem. O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 23 e 30 de dezembro aos trabalhadores que exercem funções públicas.

Até porque o IPMA prevê novo episódio de chuva intensa em "cima do Natal". "A planificação das viagens que muitos portugueses fazem nesta época deve ser feita com toda a prudência necessária, de forma a não termos situações de risco significativo nas estradas entre os dias 24 e 25” de dezembro, alertou o presidente do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Miguel Miranda, em declarações à CNN Portugal.

O agravamento do estado do tempo para o próximo fim de semana está previsto para "todo o país", mas com "incidência no centro, norte" de Portugal continental, afirmou.

E se utilizar o comboio (ou o metro), atenção:

  • O serviço ferroviário da Fertagus, que liga Setúbal e Lisboa, vai ter "fortes perturbações" nos dias 23, 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro de 2023, devido a greves da Infraestruturas de Portugal (IP).
  • A quadra natalícia terá também constrangimentos na circulação de comboios da CP (Comboios de Portugal), motivados pela paralisação dos trabalhadores. Uma plataforma de vários sindicatos que representam os trabalhadores da CP e da IP convocou uma greve de 24 horas para os dias 23 e 26 de dezembro, com efeitos na véspera e no dia seguinte.
  • O Metropolitano de Lisboa vai fechar mais cedo na noite da véspera de Natal, abrindo mais tarde no dia de Natal. As linhas fecham às 22h00 de dia 24 de dezembro, abrindo apenas às 8h00 do dia 25 de dezembro.
 
 
Lèlita Santos, presidente da Sociedade de Medicina Interna: "Não deviam existir médicos tarefeiros"
 
 

Atualidade

 

A presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Lèlita Santos, diz que para resolver os problemas das urgências é preciso tirar de lá os 40% de doentes que recorrem aos serviços sem necessidade. Mas a receita não fica por aqui.

 
 
 
24 novos restaurantes onde devia ter metido o garfo em 2022
 
 

Vida

 

São também 24 restaurantes onde pode e deve passar no próximo ano. Esta lista faz-se de cozinha portuguesa criativa, sandes generosas, cocktelaria surpreendente e sabores do mundo. Bom proveito.

 
 
 
Um apagão solidário. Esta quarta-feira mergulhe na escuridão pela Ucrânia
 
 

Atualidade

 

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou a instituições e cidadãos em todo o mundo para que apaguem as luzes em 21 de dezembro, como gesto de solidariedade para com a Ucrânia, que combate a invasão russa.