Natal sem surpresas no sapatinho
Edição por Rita Sousa Vieira
Faltam poucos dias para o Natal. Já comprou todas as prendas? De acordo com um estudo realizado pelo IPAM Porto, os portugueses preveem gastar menos 5,2% este Natal, face a 2021, e um quarto afirma que não vai comprar presentes.
E o bacalhau, já está de molho? O preço do fiel amigo subiu quase dois euros por quilo, mas o consumo vai manter-se o mesmo no Natal (quem o diz é o Conselho Norueguês dos Produtos do Mar). Assim, vão continuar a ser consumidas entre quatro a cinco toneladas de bacalhau na véspera de Natal.
E vai viajar nesta quadra? Cuidado.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária apelou a todos os portugueses para que adotem, durante a época de Natal e Ano Novo, "comportamentos seguros" na estrada ao viajarem "sem pressa, sem álcool e sem telemóvel".
Dependendo da sua profissão, pode antecipar a viagem. O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 23 e 30 de dezembro aos trabalhadores que exercem funções públicas.
Até porque o IPMA prevê novo episódio de chuva intensa em "cima do Natal". "A planificação das viagens que muitos portugueses fazem nesta época deve ser feita com toda a prudência necessária, de forma a não termos situações de risco significativo nas estradas entre os dias 24 e 25” de dezembro, alertou o presidente do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Miguel Miranda, em declarações à CNN Portugal.
O agravamento do estado do tempo para o próximo fim de semana está previsto para "todo o país", mas com "incidência no centro, norte" de Portugal continental, afirmou.
E se utilizar o comboio (ou o metro), atenção:
Atualidade
A presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Lèlita Santos, diz que para resolver os problemas das urgências é preciso tirar de lá os 40% de doentes que recorrem aos serviços sem necessidade. Mas a receita não fica por aqui.
Vida
São também 24 restaurantes onde pode e deve passar no próximo ano. Esta lista faz-se de cozinha portuguesa criativa, sandes generosas, cocktelaria surpreendente e sabores do mundo. Bom proveito.
Atualidade
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou a instituições e cidadãos em todo o mundo para que apaguem as luzes em 21 de dezembro, como gesto de solidariedade para com a Ucrânia, que combate a invasão russa.