Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 11 ago 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

 
 

O "coração" da Serra da Estrela já não é o mesmo

Edição por Rute Sousa Vasco

A FIFA recomenda que os campos de futebol sejam retangulares e tenham dimensões máximas de 120 metros por 90 metros, o que significa uma área total de 10.800 metros quadrados, pouco mais do que um hectare.

Esta informação só é relevante para podermos dimensionar o que o fogo já consumiu na Serra da Estrela sem sermos toldados pelos grandes números. Na Serra da Estrela arderam já 9532 hectares de floresta e para nos ajudar a visualizar melhor podemos dizer que é, aproximadamente, a área que equivaleria a 10 mil estádios de futebol.

O que sabemos sobre este incêndio que lavra desde sábado:

  • O incêndio deflagrou  no sábado, dia 6 de agosto, em Garrocho, no concelho da Covilhã, obrigou ao corte da Estrada Nacional 338, que faz a ligação entre Piornos e Manteigas, e ainda à evacuação da Praia Fluvial de Verdelhos.
  • Na segunda-feira, dia 8 de agosto, o presidente da Câmara Municipal de Manteigas estimava que mais de mil hectares do Parque Nacional da Serra da Estrela tivessem já ardido.

  • Na quarta-feira, 10 de agosto, o fogo tinha já alastrado para os concelhos da Guarda e Gouveia, envolvendo um total de quatro municípios (Guarda, Gouveia, Manteigas e Covilhã).
  • Houve várias casas ameaçadas que tiveram de ser evacuadas e o parque de campismo de Manteigas foi também evacuado numa medida preventiva.
  • Segundo o jornal Público, a frente de fogo atingiu altitudes onde estão as espécies mais raras.
  • Os aviões Canadair de combate aos incêndios estiveram inoperacionais durante o dia de ontem, quarta-feira, e o contexto de locais de difícil acesso com muitos hectares ardidos levou a Liga dos Bombeiros a defender que o Governo já deveria ter acionado o mecanismo europeu de combate a incêndios.
  • Depois de uma reunião por videoconferência com com os presidentes das Câmaras Municipais da Covilhã, de Gouveia, da Guarda e de Manteigas, o Ministério da Administração Interna reconheceu a necessidade de "ajustamentos" na forma como os incêndios têm sido combatidos.
  • Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, numa informação atualizada às 11h00 de hoje, o incêndio que teve início há cinco dias ainda não está debelado, estando no combate às chamas 1549 operacionais.
 
 
Alemanha quer construir gasoduto em Portugal para levar gás a toda a Europa
 
 

Atualidade

 

Chanceler Olaf Scholz já transmitiu ideia a António Costa e ainda à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

 
 
 
Sérgio Figueiredo vai afinal ganhar mais do que o anunciado. Salário ascende a 5800 euros — e é superior ao de Medina
 
 

Atualidade

 

O ministério das Finanças confirma que o antigo diretor de informação da TVI vai auferir um salário bruto superior a 5800 euros para a função de consultor de políticas públicas. O valor previamente noticiado era de 4767 euros, o vencimento base para um ministro.

 
 
 
Presidente da Câmara do Seixal renuncia ao mandato
 
 

Atualidade

 

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos (CDU), anunciou hoje a sua renúncia de mandato, quase um ano depois de ter sido reeleito, ficando a liderar a autarquia o actual vice-presidente, Paulo Silva.

 
 
 
Emmett Till foi linchado há quase 70 anos devido à acusação de uma mulher branca — um grande júri ilibou-a agora de qualquer crime
 
 

Atualidade

 

A acusação de Carolyn Bryant Donham levou à morte brutal de Emmett Till, jovem negro de 14 anos, em 1955. O caso, que ajudou a espoletar o movimento dos direitos civis nos EUA, foi reaberto quando se descobriu um mandado de captura por aplicar sobre a acusadora, agora com 87 anos. Um tribunal do Mississippi decidiu não haver provas suficientes para uma condenação.

 
 
 
 
 

 
 

Enquanto muitos ex-governantes ambicionam ir para Bruxelas, Manuel Pinho só quer ir ter com as suas couves de Bruxelas. Continuar a ler

 
 
 
"Balada para Sophie", de Filipe Melo e Juan Cavia, vai ser adaptada a série de TV
 
 

Vida

 

A banda desenhada "Balada para Sophie", mais recente colaboração entre os autores Filipe Melo e Juan Cavia, vai ser adaptada a série televisiva, em desenvolvimento pela IDW Entertainment, anunciou na terça-feira o ‘site’ Deadline.

 
 
 
 
 
 

 
 

A melhor palavra para definir Helena Sacadura Cabral é Liberdade. Aos 87 anos de idade, a economista, escritora, professora não tem medo de dizer que é a pessoa mais importante da sua vida. “Nunca desejei ser homem. Gosto de ser mulher, de pensar e de ser olhada e agir como mulher”. Neste episódio do podcast Um Género de Conversa, fala de tudo com bonomia e um à-vontade invejável, desde a fé à sexualidade, passando pelos filhos e também os lados mais sinuosos de uma vida pouco comum para uma mulher da sua época.