Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 19 jan 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O futuro do país discute-se aqui

 
 
  • Ainda no âmbito das eleições, esta questão tardava em ser respondida: Afinal, quem estiver em confinamento profilático pode ir votar? A resposta é sim. A ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, anunciou hoje que os eleitores que se encontrem em confinamento obrigatório no dia das eleições, determinado pelas autoridades de saúde, poderão sair "exclusivamente" para exercer o direito de voto. Poderá existir uma faixa horária dedicada a estas pessoas, sendo que o Governo realizará nos próximos dias as respetivas recomendações.
 
 

Os temas quentes da campanha

 
 
  • O histórico socialista Manuel Alegre criticou António Costa por colocar o PS "na eventual dependência" do partido Pessoas-Animais-Natureza. Num artigo de opinião assinado no jornal Público, com o título "Voto PS, não voto PAN", Alegre escreveu que o PAN é um partido que "subverte o primado da pessoa humana e os fundamentos humanistas da nossa sociedade”. Em resposta, Inês de Sousa Real, líder do Pessoas-Animais-Natureza, disse que "Manuel Alegre tem de se atualizar”.
 
 

Para ouvir no SAPO24

 
 
 
 
Álvaro Beleza: “Num hospital há mais administradores do que no grupo Sonae. Não faz sentido”
 
 

Atualidade

 

Álvaro Beleza e Miguel Guimarães, médicos e colegas de curso, falam dos milhões que se poderiam poupar com a criação do processo clínico único do utente, as teleconsultas, uma via verde para casos graves e a informatização do SNS.

 
 
 
Paulo Sande: "Há aqui um círculo vicioso: nós contentamo-nos com a mediocridade"
 
 

Atualidade

 

"Se continuarmos a usar as mesmas receitas, vamos continuar a comer os mesmos maus pratos". É assim que Paulo Sande, ex-candidato ao Parlamento Europeu, resume a situação em que Portugal se encontra. E estranha que a Europa esteja ausente do debate político.

 
 
 
Susana Coroado: "O financiamento dos partidos dava uma comissão parlamentar [de inquérito]"
 
 

Atualidade

 

Susana Coroado diz que há medidas anticorrupção que podem ser adotadas pelo governo e pelos políticos sem precisar de passar pela Assembleia da República. A Transparência Internacional Portugal menciona algumas.

 
 
 
Ana Gomes: "O povo português tem grande sabedoria e percebe que uma maioria absoluta é perigosa"
 
 

Atualidade

 

António Costa assumiu uma estratégia de tudo ou nada, acredita Ana Gomes, antiga eurodeputada. O nada é, provavelmente, daqui a uns meses ir para Bruxelas e assumir um cargo no plano das instituições europeias. Nesse caso, resta saber quem vai governar o país.

 
 
 

Ainda a marcar a atualidade

 
 
 
 
Manuel Cardoso
 
 

Em diversas ocasiões durante a pandemia, Downing Street transformou-se na Rua Cor-de-Rosa. Agora, Boris Johnson diz que achava que tais ajuntamentos eram reuniões de trabalho. Acontece a qualquer um. Continuar a ler

 
 
 
E depois de "After Life"?
 
 

Vida

 
 
 
O maior criptomilionário da atualidade
 
 

Tecnologia

 
 
 
A conversa com Neemias e a corrida para MVP
 
 

Desporto

 

Depois de na semana passada se ter abordado os primeiros pontos de Neemias Queta no Bola ao Ar, podcast sobre NBA produzido pela MadreMedia, eis que o poste português (e o seu contrato) volta a ser tema de conversa. A corrida para encontrar o jogador mais valioso da temporada regular da liga e o bom momento defensivo dos Mavericks foram outros tópicos em discussão.