País a três velocidades. Quem desconfina muito, pouco ou nada
Edição por Rita Sousa Vieira
A generalidade do país avança hoje para a terceira fase do desconfinamento, que prevê o regresso ao ensino presencial para escolas do ensino secundário e universidades, a reabertura dos cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo, o funcionamento das lojas de cidadão, que voltam a ter atendimento presencial por marcação, e de todas as lojas e centros comerciais.
Reabrem ainda restaurantes, cafés e pastelarias, mas com a restrição de lotação máxima a quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas, e com horário até às 22:30 nos dias de semana ou até às 13:00 aos fins de semana e feriados.
Não se perca, este é o guia do que reabre esta segunda-feira.
Por registarem, pela segunda avaliação quinzenal consecutiva, uma taxa de incidência de casos de Covid-19 acima de 240 por 100 mil habitantes em 14 dias, os concelhos de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior não só não avançam como recuam para a fase anterior do plano, ou seja, regressam à primeira etapa.
Nestes quatro municípios, voltam a estar encerradas as esplanadas, lojas até 200 metros quadrados (m2) com porta para a rua, ginásios, museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares, assim como está proibida a realização de feiras e mercados não alimentares e a prática de modalidades desportivas de baixo risco.
Além destas restrições, os residentes de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior não podem circular para fora do município, proibição que se aplica diariamente, a partir de hoje e durante os próximos 15 dias, ainda que estejam previstas exceções, como trabalho ou assistência a familiares.
Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela, que registaram uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes num período de 14 dias, estão impedidos de avançar para o terceiro nível, mas também não retrocedem.
Para os seis concelhos que se mantêm na segunda fase do plano, vigoram as medidas já aplicadas desde 05 de abril, o que inclui a reabertura de lojas até 200 m2 com porta para a rua, feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal), ginásios (sem aulas de grupo), e esplanadas, com a limitação máxima de quatro pessoas por mesa, até às 22:30 nos dias de semana e até às 13:00 aos fins de semana.
Nota: A retoma do ensino presencial para os alunos do ensino secundário e do ensino superior avança em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho.
Atualidade
Já está em marcha a maior operação estatística empreendida em Portugal. Os códigos para o preenchimento dos Censos 2021 já começaram a chegar às caixas de correio e arranca hoje a fase de respostas. Não há perguntas sobre a origem etnico-racial, mas a emigração portuguesa é pela primeira vez escrutinada. Lembre-se que não responder dá direito a multa. Assim, aqui fica um guia para saber o que deve fazer e que cuidados ter.
Os rebeldes querem, portanto, deixar a Champions para os pobres e remediados e terem para eles um campeonato europeu dos ricos. Eles são 15, têm lugar cativo e dispõem-se a, em cada época, deixarem que cinco clubes do povo clubista se juntem à festa deles. Continuar a ler
Desporto
Vida
O que une Rui Reininho, Márcia, João Ricardo Pateiro, Gonçalo Tocha e Artur Moraes? Fácil: Roberto Carlos, o homem a quem se chama Rei. Do rock, da música brasileira ou da canção romântica: os ceptros são muitos. Com a particularidade de não ter sido coroado, e sim eleito, de forma democrática, por um povo que sempre o amou quando a elite intelectual o desprezava. Nascido há 80 anos, Roberto Carlos continua a cantar e a encantar gerações. E assim continuará a fazer, enquanto pudermos ouvir a vasta obra que deixou gravada.