Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 12 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Páscoa fechada, escolas abertas. O que muda a partir de 15 de março

 
 

Edição por Rita Sousa Vieira

Páscoa limitada

  • O dever geral de confinamento vai manter-se até à Pascoa, com António Costa a considerar que esta é uma “das regras gerais" que têm de manter-se nas próximas semanas.
  • A circulação entre concelhos de Portugal continental vai estar proibida no fim de semana de 20 e 21 de março e no período da Páscoa, entre 26 de março e 5 de abril. Esta medida pretende “garantir que a Páscoa não é um momento de deslocação e de encontro, mas, pelo contrário, mais um momento de confinamento”.

O que abre e quando

O plano de reabertura “a conta-gotas”:

  • Entre as medidas mais importantes está a abertura já a 15 de março de creches, pré-escolar e primeiro ciclo (e ATL's para as mesmas idades), comércio ao postigo, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária, bibliotecas e arquivos.
  • A 5 de abril voltam ao ensino presencial os alunos do segundo e terceiro ciclos, reabrem as atividades de tempos livres (ATL) para as mesmas idades e os equipamentos sociais na área da deficiência.

    Nesta data reabrem também os museus, monumentos, palácios e galerias de arte e as lojas com uma área até 200 metros quadrados e que tenham porta para a rua. Está ainda previsto que voltem a funcionar as feiras e os mercados não alimentares, sendo essa decisão de âmbito municipal.

    As esplanadas podem voltar a ser frequentadas até ao limite de quatro pessoas, podem ser praticadas as modalidades desportivas de baixo risco e a atividade física ao ar livre é autorizada em grupos de até quatro pessoas. Os ginásios reabrem, mas sem aulas de grupo.

  • A 19 de abril, o plano de desconfinamento prevê a reabertura das escolas do ensino secundário e as universidades.

    Na área da cultura, está prevista a reabertura dos cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo.

    Reabrem ainda as lojas de cidadão, que voltam a ter atendimento presencial por marcação, assim como todas as lojas e centros comerciais.

    Na área da restauração, passa a ser autorizada a abertura de restaurantes, cafés e pastelarias, mas com a restrição de lotação máxima a quatro pessoas ou seis pessoas em esplanadas e com horário até às 22:00 horas ou às 13:00 ao fim de semana.

    A atividade física volta a ser permitida ao ar livre em grupo de até seis pessoas, assim como as modalidades desportivas de médio risco.

    O plano prevê ainda que se possam realizar eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com a restrição de 25% da lotação dos espaços.

  • A 3 de maio o plano de desconfinamento indica que os restaurantes, cafés e pastelarias possam funcionar sem limite de horário, mas com a lotação limitada a um máximo de seis pessoas ou a 10 em esplanada.

    Além disso, todas as modalidades desportivas, a atividade desportiva ao ar livre e os ginásios voltam a não ter restrições.

    A partir desta data voltam a ser permitidos os grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação e os casamentos e batizados podem realizar-se com 50% da lotação.

    O plano do governo para controlar a pandemia aponta a manutenção do teletrabalho como uma das regras gerais para o período em que estará em vigor.

Ministros apresentam medidas de apoio ao emprego e às empresas

  • A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, participam na sessão de apresentação das medidas aprovadas em Conselho de Ministros. Conferência de imprensa terá lugar no Palácio da Ajuda, em Lisboa, pelas 12h00.
 
 
Guia para uns Grammy 'confinados'. Os nomeados, as críticas e onde pode ver
 
 

Vida

 

São os mais importantes prémios atribuídos na área da música. Os vencedores de um ano atípico são conhecidos na madrugada da próxima segunda-feira. Beyoncé lidera as nomeações, que contemplam vários portugueses. Entre as atuações, uma foi agendada depois de um pedido via Twitter.