Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 07 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Portugal está a ficar sem bebés?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

  • Há muitos ou poucos nascimentos em Portugal? E como tem evoluído a natalidade ao longo dos anos? À boleia dos Censos, começam a surgir algumas respostas. Segundo dados apresentados pela PORDATA, este número registou um decréscimo de 25,1% nas últimas duas décadas, passando de 112.774 em 2001 para 84.426 em 2020, com todas as regiões a acompanharem essa tendência, à exceção do Algarve, que aumentou 3,8%.
  • Olhando para o Algarve, verifica-se que nas três maternidades da região — nos hospitais públicos de Faro e Portimão e num hospital privado, em Faro —, nascem por ano, aproximadamente, 4.500 bebés, um quarto dos quais de mãe estrangeira e, dentro deste grupo, cerca de 30% filhos de mães de nacionalidade brasileira.
  • "Em primeiro lugar continua a estar a nacionalidade brasileira, mas enquanto há uns anos tínhamos Roménia, Ucrânia e Moldávia, com cerca de 8 a 9%, verificamos, agora, um decréscimo ligeiro nessas nacionalidades e um aumento, sobretudo, da Índia, Nepal e Paquistão", explicou João Guerreiro, diretor do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Portimão.
  • Mas o que leva a este aumento de nascimentos entre estas comunidades asiáticas? É "uma população jovem, já com um peso significativo na região" e que ali encontrou "condições para procriar" e constituir família, diz. "Na sua maioria, esta população trabalha fundamentalmente na agricultura, nas ditas estufas", sobretudo nos concelhos do barlavento (oeste) algarvio, embora também vão nascer a Portimão muitos bebés de mães estrangeiras residentes no concelho de Odemira, em Beja, onde se concentram boa parte das grandes explorações agrícolas a sul do país.
  • Olhemos agora para o restante país. Ainda que o número de nascimentos não seja o único fator para o aumento populacional, Odemira, Mafra e Vila do Bispo constam do ‘ranking’ dos cinco municípios que registaram maior crescimento da população na última década, segundo os resultados preliminares dos Censos 2021.
  • Sem diferença no número de nascimentos entre os anos 2001 e 2020 estão dois municípios da ilha do Pico, na Região Autónoma dos Açores, designadamente Lajes do Pico, que manteve 35 recém-nascidos, e São Roque do Pico, que estagnou nos 24 nados-vivos. O que diz tudo isto de Portugal?
 
 
José Couto Nogueira
 
 

Beirute era considerada a "Paris do Próximo Oriente", uma cidade luminosa e luxuosa. Agora, esfomeada e descontrolada, parece-se mais com Caracas. Continuar a ler

 
 
 
As melhores séries não americanas (e uma pitada de Jogos Olímpicos)
 
 

Vida

 

Qual foi a última vez que viste uma série não americana? No último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto recomendamos-te três conteúdos europeus que deves mesmo ver durante as férias. Num mês que é também marcado pelos Jogos Olímpicos, destacamos ainda aqueles que consideramos os momentos mais simbólicos da maior competição de desporto do mundo.