Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 25 set 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Portugal, um destino de risco?

 
 

Edição por Rita Sousa Vieira

Suíça, Alemanha, Inglaterra, País de Gales e Escócia.

O que é que estes países têm em comum? Todos consideram Portugal um país de alto risco ou impõem quarentena obrigatória aos seus cidadãos que nos visitam. Porquê? ou O que está em causa? Nós explicamos.

No primeiro e mais recente caso, a Suíça declara regiões de risco as que ultrapassam o número de 60 novas infeções de covid-19 por 100.000 habitantes. Portugal foi esta sexta-feira incluído no grupo onde figuram também a Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, Hungria, Irlanda, Islândia ou Países Baixos. Os viajantes de Portugal para a Suíça terão, a partir de segunda-feira, de cumprir uma quarentena de 10 dias. Os incumpridores enfrentam uma multa de até 10.000 francos suíços, ou seja, cerca de 9.300 euros.

Já a Alemanha considera apenas a Área Metropolitana de Lisboa merecedora de um lugar na sua lista vermelha. Isto significa que os turistas que regressem de um destes destinos são obrigados a realizar teste à covid-19 e permanecer em quarentena enquanto aguardam o resultado.

Quem chegar a Inglaterra a partir de Portugal continental (Madeira e Açores fora da lista) precisará de cumprir 14 dias de quarentena. O país voltou atrás com a decisão tomada a 20 de agosto, quando Portugal tinha sido incluído na lista dos países do chamado corredor aéreo britânico.

O mesmo é válido para os seus vizinhos. O País de Gales decidiu retirar Portugal da lista de países isentos de quarentena — mas mantendo a Madeira e Açores — e a Escócia aplicou restrições para viajantes provenientes de todo o território português. A medida entrou em vigor a 4 de setembro.

Atualmente, a taxa de incidência de covid-19 calculada a sete dias é de 47,4 e a calculada a 14 dias é de 89,8 novos casos por 100.000 habitantes, informou hoje Marta Temido.

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge atualizou os seus números para a estimativa de cálculo do risco de transmissibilidade (RT) da covid-19 e "estima agora o valor médio do RT efetivo para os dias 16 a 20 setembro em 1,09, uma vez mais um pouco mais baixo do que nos dias anteriores", explicou a governante na conferência de imprensa desta sexta-feira.

E o que diz o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC)? Este coloca Portugal no subgrupo com tendência preocupante, mas com um risco considerado moderado, que inclui os países onde são notificadas taxas [de infeção] elevadas e crescentes devido às elevadas taxas de testes realizados, e a transmissão é notificada prioritariamente em indivíduos jovens, com uma baixa proporção de casos graves e baixas taxas de notificação de morte.

Entenda-se que o ECDC dividiu os Estados-membros em três grupos: aqueles que apresentam uma “tendência estável e um risco reduzido”, os que têm uma “tendência preocupante, mas um risco moderado” e os que evidenciam “uma tendência preocupante e um risco elevado”.

No grupo de Portugal estão ainda Áustria, Dinamarca, Estónia, França, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Eslováquia, Eslovénia e o Reino Unido.

 
 
Episódio 7: “Estamos aqui no paraíso, o vírus não tem cá que fazer”
 
 

Atualidade

 

Há no Portugal deste pandémico 2020 uma espécie de aldeia do Astérix. Uma terra onde a covid-19 toma o lugar dos romanos invasores e os resistentes aldeões se mantêm irredutíveis. O país e o mundo estão virados do avesso, mas na Mata, a apenas 15 quilómetros de Castelo Branco, parece que “não se passou nada”. Como assim? O melhor é mesmo ouvir esta história, onde há personagens para vários gostos.

 
 
 
Sócios do Benfica na Luz? "Não deu entrada nenhum pedido de parecer", diz Graça Freitas
 
 

Atualidade

 

A ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freiras, atualizaram a informação relativamente à pandemia em Portugal.

 
 
 
Covid-19: Organização Mundial da Saúde admite que número de mortos pode duplicar no próximo ano e chegar aos dois milhões
 
 

Atualidade

 

A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano e atingir dois milhões.

 
 
 
Covid-19: Há aumento de casos, mas o SNS continua com capacidade, afirma o presidente da República
 
 

Atualidade

 

O presidente da República reconheceu hoje que Portugal está a registar um aumento progressivo dos casos de covid-19, mas considerou que os serviços de saúde ainda têm capacidade de resposta e as mortes estão aquém da “linha vermelha”.

 
 
 
Manifestação climática quer “ocupar” o Marquês de Pombal. Ativistas querem ser os “anti-corpos” da crise climática
 
 

Atualidade

 

Ao longo da semana, a rede de notícias ambientais Covering Climate Now, da qual o SAPO24 faz parte, fez a cobertura mediática dos principais temas em risco nestas eleições americanas. Por cá, também se discute as alterações climáticas, com uma ação de desobediência civil a acontecer no dia 5 de outubro em Lisboa.

 
 
 
Guilherme Duarte
 
 

Houve uma proposta que dizia que as mulheres que abortem devem sofrer uma remoção dos ovários para o Estado não ser sobrecarregado. A proposta foi chumbada, mesmo pela Convenção do Chega, mas sinto que até tem algum valor. Precisa é de algumas emendas. Continuar a ler

 
 
 
De Noiserv a Os Quatro e Meia: seis novos álbuns para ouvir este fim-de-semana
 
 

Atualidade

 

Benjamim, Noiserv, Os Quatro e Meia, Sara Correia, José Gonçalez e Chameleon Collective são músicos e projetos portugueses, de estilos diferentes, que têm em comum o facto de editarem hoje álbuns novos.

 
 
 
Dicionário "Startupês-Português", parte II: o que une as startups, os inventores e as grandes empresas
 
 

Economia

 

O mundo do empreendedorismo parece ter uma linguagem própria. Anglicismos ou expressões próprias, de que falam eles quando as usam? A Startup Portugal explica, num segundo artigo sobre o tema, alguns dos conceitos.