Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 04 fev 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Quando um vice-almirante da Marinha assume a missão de vacinar 10 milhões de pessoas

 
 

Edição por Abílio dos Reis 

Henrique Gouveia e Melo é novo coordenador da 'task force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal

  • "Imaginem o que é vacinar, de grosso modo, uma população de 10 milhões de habitantes, por duas vezes". Foi assim que Henrique Gouveia e Melo explicou à RTP o busílis da missão que vai liderar doravante. O vice-almirante da Marinha tem estado desde o início da pandemia a planear as ações conjuntas das Forças Armadas no terreno. Agora, assume o leme do plano de vacinação contra a covid-19.
  • A nomeação acontece porque ao início da tarde de quarta-feira, o agora ex-coordenador do Plano, Francisco Ramos, apresentou a sua demissão. As razões para tal foram esclarecidas pelo Ministério da Saúde: "irregularidades detetadas pelo próprio no processo de seleção de profissionais de saúde no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do qual é presidente da comissão executiva".
  • Com formação de base como "submarinista", o novo coordenador da 'task force' do plano de vacinação dedicou mais de quatro décadas da sua vida à Marinha. Descubra mais sobre o homem que vai liderar o plano para vacinar os 7,5 milhões de habitantes que faltam.

 Dia Mundial do Cancro

  • A Organização Mundial da Saúde deixa o alerta: nas últimas décadas, o número total de pessoas diagnosticadas com cancro, não duplicou, mas esteve muito perto disso: em 2000 eram 10 milhões, em 2020 o número passou a ser de 19,3 milhões.
  • Se os números dão de que pensar, a organização dá outro dado ainda mais sensível: os estudos recentes apontam para que uma em cada cinco pessoas no mundo possa desenvolver cancro durante a vida. Pior, admite que a pandemia exacerbou os problemas no diagnóstico em estado avançado e a falta de acesso ao tratamento.
  • Outros dados: as estimativas indicam que os novos casos de cancro vão continuar a subir e serão 50% superiores em 2040. Para já, sabe-se que o cancro de mama ultrapassou o do pulmão como o mais diagnosticado no mundo.
 
 
 
 

 
 

Leitura, um desígnio nacional Continuar a ler

 
 
 
 
 

 
 

Começamos agora com o chiar manso do cavalo de Tróia e, deslizando inevitavelmente pela rampa abaixo, acabaremos com a troada impaciente da cavalgada das Valquírias  Continuar a ler

 
 
 
 
 

 
 

Rúben Amorim tem um plano e pode sair muito melhor do que o idealizou. Continuar a ler

 
 
 

Revista de Imprensa

 
 

A entrevista a Marta Temido é o tema de capa da Visão e a Covid-19 ocupa também a manchete do Jornal de Notícias, que noticia que a Linha SNS24 esteve bloqueada nos picos da pandemia. Já o Público indica que o reforço do confinamento reduziu contágio em 40% numa semana.

Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24