Que comece a discussão do OE2023
Edição por Alexandra Antunes
O Governo discute hoje em Conselho de Ministros extraordinário a proposta de Orçamento do Estado para 2023, numa reunião que marca o início do processo de aprovação do documento, que será entregue ao parlamento na segunda-feira.
Após este Conselho de Ministros extraordinário, divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, em comunicado, não está prevista a realização de ‘briefing’, disseram à Lusa fontes da Presidência do Conselho de Ministros.
O Governo deverá apresentar aos partidos com assento parlamentar o cenário macroeconómico até ao final da semana, antes da entrega do documento, pelo ministro das Finanças, na Assembleia da República na segunda-feira, dia 10 de outubro.
O primeiro-ministro, António Costa, remeteu para esse dia a apresentação do cenário macroeconómico, cuja divulgação antecipada tem sido pedida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Orçamento do Estado (OE) de 2023 vai ser debatido na generalidade no parlamento dia 26 e 27 de outubro, estando a votação final global do diploma da proposta do Governo marcada para 25 de novembro.
Esta é a segunda proposta de orçamento entregue pelo XXIII Governo Constitucional, depois das eleições legislativas antecipadas de janeiro em que o PS obteve maioria absoluta.
Lula recebeu 57 milhões de votos, Bolsonaro teve 51 milhões. Os quase cinco milhões de brasileiros que votaram na senadora Simone Tebet, candidata do MDB e muito apoiada pelo agronegócio vão ter muita da influência decisiva no apuramento do vencedor desta eleição, após mais quatro semanas de campanha que tende para nos parecer insuportável pela agressividade extrema. Continuar a ler