Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 25 out 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Quem é Rishi Sunak?

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Rishi Sunak, o novo líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido, foi esta terça-feira indigitado pelo rei Carlos III,  no Palácio de Buckingham, como novo líder do Governo britânico, sucedendo assim à curta governação de Liz Truss, que ocupou o cargo por apenas 45 dias.

Na primeira declaração ao país, Sunak prometeu corrigir "os erros" da sua antecessora.

"Neste momento, o nosso país está a enfrentar uma profunda crise económica. As consequências do Covid ainda perduram e a guerra na Ucrânia desestabilizou os mercados em todo o mundo. Liz Truss, a quem quero prestar um tributo, estava certa em querer melhorar o crescimento. Esse era um objetivo nobre e admirei a inquietação para promover mudanças, mas foram cometidos erros. E eu fui escolhido para corrigir esses erros", disse.

Num discurso em que prometeu que o Governo que lidera "não deixará a próxima geração, filhos e netos, com uma dívida por pagar", focou como prioridades o reforço do serviço nacional de saúde, a educação, a segurança no país e das fronteiras, o meio ambiente e a construção de uma economia "que abrace as oportunidades do Brexit, onde as empresas investem, inovam e criam empregos".

"Entendo o quão difícil é neste momento, sobretudo depois dos muitos mil milhões de libras que nos custou combater o Covid e o facto de estarmos no meio de uma guerra terrível. E entendo também que tenho trabalho a fazer para restaurar a confiança, mas não estou assustado", acrescentou.

Mas afinal, quem é este primeiro-ministro sem medos?

 
 

 
 

Num perfil da autoria de Francisco Sena Santos, Sunak, de 42 anos, é apresentado como alguém com um percurso fulgurante, "ainda que questionado por proteções, de ética duvidosa, à grande riqueza da mulher que faz parte de uma das mais ricas famílias da Índia – com riqueza mais farta do que a do novo rei Carlos III".

O trabalho como ministro das Finanças entre 2020 e 2022, é visto de forma agridoce. Se por um lado lhe é louvado o bom desempenho na função, por são várias as "acusações de falta de ética e hipocrisia ao saber-se que usou o “green card” americano, por residência nos EUA, para que a fortuna da mulher (do ministro britânico das Finanças) escapasse à fiscalidade do Reino Unido".

É de salientar, também, que o monte de notas que parece separar o novo primeiro-ministro britânico do resto da população não vem somente da família da mulher, tendo este também acumulado várias zeros durante uma década como analista na Goldman Sachs e, depois, como gestor de fundos.

"Rishi Sunak é neto de indianos do Punjab que migraram para a África Oriental antes de se fixarem em Inglaterra. Rishi nasceu em Southampton, filho do médico Yashvir e da farmacêutica Usha. A biografia cuidada pela BBC mostra Rishi como um estudante muito aplicado e formado nas melhores escolas da elite britânica: licenciou-se em filosofia política e economia em Oxford, depois de ter obtido nota máxima no muito credenciado Winchester College; com o apoio de uma bolsa Fulbright obteve o master em business administration, em Stanford, nos EUA", lê-se.

É em Stanford que conhece a atual mulher, Akshata Murty, filha do multimilionário indiano Narayana Murty, fundador do colosso informático Infosys. Casaram-se em 2009 e têm dois filhos.

A história de Sunak é de ascensão, mas também de muitas dúvidas. A pergunta é que caminho é que vai traçar para este Reino Unido a atravessar um dos períodos mais difíceis da história moderna, entre monarcas, entre uma guerra e uma pandemia, entre a ilha e a União Europeia.

 
 
Luiz Ugeda
 
 
 
 

Independentemente de quem ganhar domingo, há uma nova elite, forjada no interior do país, que chegou para ficar e pouco se relaciona com os valores das elites ditas urbanas, das grandes capitais. Continuar a ler

 
 
 
Um Género de Conversa
 
 
 

Neste episódio, a pediatra Joana Martins fala sobre os desafios fisiológicos da obesidade, os mitos comportamentais associados, as soluções médicas e as discriminações sofridas enquanto mulher obesa.

 
 
A newsletter do SAPO24 é útil para si? A sua opinião é importante
 
 

Atualidade

 

Queremos que a newsletter do SAPO24 sirva melhor os nossos leitores, por isso a sua opinião é tão importante. Só pedimos dois minutos para responder a este questionário.